Árvores secas - Mc5

Continuando nosso exame de Marcos, eis um caso interessante, e único nos Evangelhos. Um cego, nada dito se de nascença, é levado por certo grupo para ser ‘tocado’ por Jesus. A cidade – Betsaida.

O texto é curto, mas os ensinos profundos.

“E chegou [Jesus] a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse” (Mc 8.23).

Você lembra qual era a concepção de Jesus a respeito desta cidade?!

“Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza” (Mt 11.21).

E qual a sentença para ela!?

“Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós” (Mt 11.22).

Esta era Betsaida – incrédula, sem arrependimento e prestes a julgamento rigoroso.

Então pergunto – o interesse da turba era realmente a cura do cego, ou a apresentação do espetáculo??!! Deixo a resposta para você.

Então Jesus o toma pela mão e o leva para fora da aldeia – duas condições únicas e diferenciadas.

“E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia...” (8.24).

Primeira, o ‘tomar pela mão’ – ação encontrada somente em Marcos, em quatro ocasiões, e todas relacionadas a cura. É o servo perfeito se identificando com o sofrimento alheio. Não que nos outros evangelhos não haja esta identificação, mas o livro de Marcos toma em conta a ‘servidão’ – Jesus era o servo perfeito de Deus, aqueles os servos sofredores do diabo. A ligação condoída, enternecida, misericordiosa, cheia de pesar, não encontraria melhor local para expressão do caráter deste Servo.

Depois, o ato de conduzir o enfermo para fora – este é o único milagre em que um enfermo é retirado do círculo de uma aldeia para ser curado. Como lemos acima, Betsaida era cidade condenada aos olhos do servo divino, e a cura da cegueira se daria do lado de fora, pois os de dentro não participariam do milagre, pelo seu estado espiritual. O pobre cego devia ser retirado daquela influência negativa para uma perfeita restauração. E não é assim conosco ainda hoje?!

Lembre-se sempre – “Ao que tem, ser-lhe-á dado; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado” (Mc 4.25). Este princípio funciona tanto para os rebeldes de Israel, quanto para os rebeldes da Igreja.

Mas o que intriga neste milagre é a cura em 2 etapas.

“...e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam. Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e o fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu a todos claramente” (Mc 8.24-25).

Penso que esta ‘dificuldade’ de cura em processos distintos tenha a ver com a profecia bem conhecida do vale dos ossos secos de Ezequiel. Ali também a cura se dará em 2 etapas. Vamos transcrever o que nos importa.

“Veio sobre mim [Ezequiel] a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos... e eis que estavam sequíssimos... Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor... Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito. E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo” (Ez 37).

Creio que Israel, desde que retornou publicamente para sua terra a partir de 1948, está no primeiro estágio de sua formação. Possuem agora a terra que Deus lhes designou, ainda que em parte, mas não possuem o Deus desta terra. São como árvores secas e cegas andando sem destino, como a imagem que o cego viu em primeiro plano.

Mas o Espírito ainda os reunirá, perdoará, salvará e abençoará em sua terra. Seria a imagem clara no segundo estágio do milagre ao cego.

Paulo, sempre ele, enxergava perfeitamente a condição desta árvore quebrada e enxertada ao local de origem.

“E também eles [o povo judaico], se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar” (Rm 11.23).

O mais glorioso dos dias se aproxima para este sofrido povo. Porém antes, um novo sepulcro deverá abatê-los, e já está em andamento desde 07/10/2023.

“E sabereis que eu sou o Senhor, 1) quando eu abrir os vossos sepulcros, e 2) vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu. E 3) porei em vós o meu Espírito, e 4) vivereis, e 5) vos porei na vossa terra; e 6) sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR” (Ez 37.13-14).