ARREPENDIMENTO

TESHUVAH é a palavra hebraica para "arrependimento" cuja raiz verbal significa voltar ou retornar . E não é diferente na língua portuguesa.

Arrependimento é um ato consciente do pecado cometido, que é literalmente um peso, uma dívida, uma pendência .

Portanto arrepender-se é mesmo voltar, retornar e retirar esta pendência, para fazer sentido o pedido de perdão, pois se não houver arrependimento, não fará sentido perdoar. É como se nos caminhos desta vida fossemos sujando os lugares por onde passamos, e portanto é imprescindível retornar e humilharmo-nos," abaixarmo-nos em direção ao húmus", a terra, limpando o mal feito . Por isto muitos em sua soberba são incapazes de se arrependerem.

Mas está escrito:

A soberba precede a ruína.

Visto que os pecados podem ser cometidos e sentidos no corpo, mas são contabilizados na alma, pois a alma que pecar esta morrerá, entretanto a que conheceu o mestre tem os seus pecados justificados em Cristo que nos concedeu o Espírito Santo que é quem nos convence da justiça do juízo e do pecado.

E uma vez tendo consciência do pecado , poderá haver arrependimento e perdão.

_*Gilberto Martins*_

O navegante
Enviado por O navegante em 14/11/2022
Reeditado em 25/04/2024
Código do texto: T7649407
Classificação de conteúdo: seguro