A mulher virtuosa - Pv7

Como dissemos na abertura destas notas em Provérbios, seu último capítulo 31 fala muito além do caráter nobre e santo da mulher como esposa de um homem, mas fala do caráter da noiva do Cordeiro – aquela que será preparada para Suas bodas.

Vamos indicar somente algumas figuras, comparando uma passagem deste capítulo com outra do Novo Testamento que a corrobore. O restante deixaremos para seu exercício espiritual.

“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis” (31.10) – “Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; e, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a” (Mt 13.45-46).

“Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida” (31.12) – “Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus” (2 Pe 3.11-12).

“Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos” (31.13) – “Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda. Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras” (1 Tm 2.8-10).

“Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão” (31.14) – “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha” (1 Co 11.26).

“Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas” (31.15) – “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros [encarregado da despensa, neste caso na economia ou administração da Igreja] da multiforme graça de Deus” (1 Pe 4.10).

“Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços” (31.17) – “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo [outra versão diz ‘embraçando’] o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno” (Ef 6.13-16).

“A sua lâmpada não se apaga de noite” (31.18) – “Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos” (Ef 1.18).

“Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado” (31.20) – “E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos” (Tt 3.14).

“Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra” (31.23) – “Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus, acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos” (Ef 1.20-23).

“Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!” (31.29) – “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 5.25-27).

Uma coisa é a posição a que esta Igreja foi posicionada pelo Senhor – outra fala do estado real em que se encontra.

O apóstolo Paulo trará o paradoxo à mente.

“Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido [posição], a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo [estado real]” (2 Co 11.2-3).

O estado pode exigir que Deus em breve vomite seus elementos de sua boca, mas sua posição eterna ao lado do Pai está garantida pela consumação da morte substitutiva do Filho.

Findadas estas anotações em Provérbios, passamos ao próximo livro não menos inspirado – Eclesiastes.

Deus nos ilumine nesta tarefa! Até mais!