A Honra - Pv4

Esta é uma virtude em desuso já há algum bom tempo. A desonra, no entanto, é a marca principal de nossa civilização acostumada aos meios fáceis e prazerosos.

Vale a pena dar uma olhada em seu significado básico – “Princípio que leva alguém a ter uma conduta proba, virtuosa, corajosa, e que lhe permite gozar de bom conceito junto à sociedade” (busca direta no google).

O que a sabedoria de Deus em Salomão nos tem a dizer?

“A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito” (29.23).

“Coroa de honra são as cãs [cabelos brancos], quando [e somente quando] elas estão no caminho da justiça” (16.31).

“A glória de Deus está nas coisas encobertas; mas a honra dos reis, está em descobri-las” (25.2) – e quantos têm realmente investido seu tempo em desvendar os profundos mistérios do Criador?!

“O que cuida da figueira comerá do seu fruto; e o que atenta para o seu senhor será honrado” (27.18) – embora a figueira primariamente simbolize o governo de Israel, se governarmos bem nossa casa física e espiritual, os frutos do Espírito serão certos.

“Pobreza e afronta virão ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado” (13.18).

“O que oprime o pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado o honra” (14.31).

“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis” (31.10).

“O que segue a justiça e a beneficência achará a vida, a justiça e a honra. O sábio escala a cidade do poderoso e derruba a força da sua confiança” (21.21-22).

“Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro (22.1).

Falando muito mais do que da sabedoria propriamente, mas daquela que foi personificada em Cristo Jesus – “Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra... Riquezas e honra estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça” (3.16; 8.18).

“O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo” (13.22).

“Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso de lábios e tolo” (19.1).

“Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o de caminhos perversos ainda que seja rico” (28.6).

“O que anda na retidão teme ao Senhor, mas o que se desvia de seus caminhos o despreza” (14.2).

Para finalizar, um conceito espiritual difícil de se entender e equilibrar, mas luz é lançada quando nos lembramos de todos os primogênitos mortos no Egito como resgate do povo que saiu livre dos grilhões da injustiça. Esta marca distintiva, definitiva e tenebrosa deverá ser reprisada em breve.

“O resgate do justo é o ímpio; o do honrado é o perverso” (21.18).