PROVÉRBIOS em foco! - Pv1

Uma máxima, ou um aforismo, segundo o dicionário Priberam, é um “preceito expresso em forma de sentença breve”. Ou seja, um pensamento exposto de forma clara – ou nem tanto – mas de forma reduzida. Seria como um suco concentrado de um pensamento ou entendimento adquirido após uma análise de tudo que envolve o assunto.

É o que o livro de Provérbios, de autoria do grande rei Salomão, se propõe. Seria até natural supor que alguém com grande sabedoria e conhecimento expusesse seus pensamentos desta maneira, como que laureando sua dádiva recebida diretamente de Deus.

Porque devemos lembrar que Salomão teve seu entendimento estendido por Deus – “era ele ainda mais sábio do que todos os homens... e correu o seu nome por todas as nações em redor. E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais e das aves, e dos répteis e dos peixes” (1 Re 4.31-33).

Seu livro vai usar como base estes elementos da natureza, mas com intuito mais elevado – revelar uma moral e uma ética espiritual que, diga-se de passagem, não vemos nem em nossos dias. Podemos proclamá-los e louvá-los, mas – vivê-los – não tem sido a tônica em nosso meio dito ‘cristão’.

Os assuntos serão diferenciados, passando pela vida civil e suas obrigações morais, a vida religiosa e suas implicações espirituais, a vida matrimonial e seu sacerdócio cotidiano, a vida do cidadão comum e sua honra perante seus concidadãos.

Vamos agregar seus ensinamentos e conselhos em 6 tópicos, de forma a salientar os princípios elementares de uma vida honrosa e piedosa que todo homem e mulher deveria viver, e principalmente todo cristão e cristã que invoca o nome santo de Jesus, “para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória” (1 Ts 2.12).

O último capítulo do livro vai muito além de uma esposa valorosa para um marido sábio – mas aponta para os deveres da esposa de Jeová, Israel, e por tabela à noiva do Cordeiro, seu corpo e Igreja. No entanto, para aqueles que buscam uma esposa segundo os moldes divinos, estão ali todas as credenciais que devem nortear o homem de fé na busca de sua santa metade.

Que estes provérbios escolhidos e sintetizados nos dê força para vencer a corrente do mal presente, especialmente nestes tempos em que a verdade foi rebaixada à mentira, e a mentira se travestiu de verdade – marca de toda sociedade que se aproxima de seu fim e do julgamento divino iminente.