Quem é o homem? - Sl4

Vimos no tópico anterior os atos criativos de Deus, e dentre eles o homem. Vamos agora brevemente analisar seu estado espiritual e moral diante Dele.

“Nós pecamos como os nossos pais, cometemos a iniquidade, andamos perversamente” (106.6).

“Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados” (25.18).

“Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe” (51.4-5).

“Disse o néscio [ignorante, que não tem aptidão ou competência; incapaz, inepto] no seu coração. Não há Deus. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniquidade; não há ninguém que faça o bem. Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não, nem sequer um” (53.1-3).

“Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice [estupidez, insensatez]; e os meus pecados não te são encobertos” (69.5).

“Acrescenta iniquidade à iniquidade deles, e não entrem na tua justiça. Sejam riscados do livro dos vivos, e não sejam inscritos com os justos” (69.27-28).

“Acaso falais vós, deveras, ó congregação, a justiça? Julgais retamente, ó filhos dos homens?” (58.1).

“O Senhor conhece os pensamentos do homem, que são vaidade” (94.11).

“Quando castigas o homem, com repreensões por causa da iniquidade, fazes com que a sua beleza se consuma como a traça; assim todo homem é vaidade” (39.11).

“Diante de ti puseste as nossas iniquidades [condição daquele que não cumpre a lei de Deus], e os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto” (90.8).

“Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação” (146.3).

“Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há paz em meus ossos, por causa do meu pecado. Pois já as minhas iniquidades ultrapassam a minha cabeça; como carga pesada são demais para as minhas forças. As minhas chagas cheiram mal e estão corruptas, por causa da minha loucura” (38.3-5).

“Por que escondes a tua face, e te esqueces da nossa miséria e da nossa opressão? Pois a nossa alma está abatida até ao pó; o nosso ventre se apega à terra [ou vive escrava para esta terra se esquecendo do Senhor]” (44.24-25).

Diante do estado espiritual calamitoso do homem e por extensão à toda humanidade, Davi lança em oração a mais simples e sincera petição a Deus, na busca de uma solução.

“Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim” (51.2-3).

Deus ouviu e sempre ouvirá.

“Bom e reto é o Senhor; por isso ensinará o caminho aos pecadores” (25.8).

O segundo Salmo deixa claro O Caminho.

“Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam” (2.12).

Dele falaremos a seguir.