Quem é Deus? - Sl2

O Antigo Testamento tem como objetivo primário indicar a unidade absoluta de Deus, especialmente em um tempo quando a diversidade de deuses estava vinculada aos povos que os serviam. Mas Israel – povo retirado da escravidão do Egito por sangue – teria o privilégio e a obrigação consequente de adorar somente o único Deus – Vivo, Invisível e Santo – com seus atributos inerentes de onipotência, onisciência, onipresença, senhorio, glória, majestade, perfeição, justiça, juízo e tantos outros que não caberiam nesta página. Vamos testemunhar alguns deles, dispersos por entre as linhas sagradas deste livro, que testemunharão da pessoa e do caráter deste Deus incomparável e no mais das vezes incompreendido.

“A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade” (29.4).

“A destra do Senhor se exalta; a destra do Senhor faz proezas” (118.16).

“Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!” (8.1).

“A glória do Senhor durará para sempre; o Senhor se alegrará nas suas obras” (104.31).

“O teu nome, ó Senhor, dura perpetuamente, e a tua memória, ó Senhor, de geração em geração” (135.13).

“O Senhor é homem de guerra; o Senhor é o seu nome” (15.3).

“A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices” (19.7).

“O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam” (18.30).

“SENHOR, tu me sondaste, e me conheces” (139.1).

“Mas tu, Senhor, és o Altíssimo para sempre” (92.8).

“Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito” (147.5).

“Quem é como o Senhor nosso Deus, que habita nas alturas? O qual se inclina, para ver o que está nos céus e na terra!” (113.5-6).

“Ó Senhor Deus dos Exércitos, quem é poderoso como tu, Senhor, com a tua fidelidade ao redor de ti?” (89.8).

“Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras” (145.17).

“Tu estás perto, ó Senhor, e todos os teus mandamentos são a verdade” (119.151).

“Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas” (72.18).

“O Senhor é grande em Sião, e mais alto do que todos os povos. Louvem o teu nome, grande e tremendo, pois é santo... Exaltai ao Senhor nosso Deus, e prostrai-vos diante do escabelo de seus pés, pois é santo... Exaltai ao Senhor nosso Deus e adorai-o no seu monte santo, pois o Senhor nosso Deus é santo” (99.2-9).

“Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel” (22.3).

“Louvai ao SENHOR. Louvai o nome do SENHOR; louvai-o, servos do SENHOR” (135.1).

“Deus é muito formidável na assembleia dos santos, e para ser reverenciado por todos os que o cercam” (89.7).

“Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz” (36.9).

“Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos” (43.3).

“Bom e reto é o Senhor; por isso ensinará o caminho aos pecadores” (25.8).

“Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas” (148.1).

Um dia, e mais próximo do que se imagina, todo o Universo renderá graças a este Deus terrível e gracioso.

“E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre” (Ap 5.13).