ESTER em foco! - Et1

Este livro lança uma triste nota em toda a Escritura. Apesar de sua inspiração óbvia e necessária dentro do cânon sagrado, o nome do Deus de Israel está escondido em todo seu texto – e certamente não porque Deus não quisesse se manifestar! Não podemos dizer o mesmo do contexto, visto que sua mensagem é maravilhosa demais para esconder o trabalhar silencioso deste Deus.

Tudo começa com Assuero, rei de vasto território que ia da Índia à Etiópia, abarcando 127 províncias. Diferentes povos com suas culturas e línguas particulares têm seus destinos traçados pela força do vinho, como demonstra o livro e relatos de historiadores renomados.

Uma festa looooonga e embriagante, com toda pompa e luxúria, determinará o destino de todo um povo e levantará 3 personagens cruciais para este enredo digno de um filme hollywoodiano – Hamã, Ester e Mardoqueu.

Ester será o cheiro de vida para Mardoqueu e seu povo – cheiro de morte no entanto para Hamã e sua família.

O enredo todos nós conhecemos bem – o velho ódio aos judeus e seu Deus, a perseguição implacável e incontrolável que começa com um homem e engole todo seu povo (e que será reprisado muito em breve!), a velha trama política para alicerçar e justificar tanta crueldade, a cegueira moral que envolve os perseguidores, e principalmente – as misericórdias de Deus que se renovam a cada manhã, ainda que não tenhamos andado da forma digna da vocação com que fomos chamados.

A forca de cinquenta côvados (cerca de 22 metros) seria elevada a uma altura tal que ninguém ousasse deixar de contemplar seu réu – porém com a substituição dos personagens no último ato.

O atrevimento de Ester respaldado pelas justas palavras e conselho sábio de seu pai adotivo, ao entrar sem permissão no domínio real de seu marido e senhor, inverterão a sorte de ‘Pur’ pelos desígnios soberanos do Eterno Deus.

A vitória final do injustiçado e perseguido Israel sobre todos seus inimigos não deixa de nos profetizar hoje neste belo tipo que, em breve, ‘todo o Israel será salvo’.

Nossa próxima nota começa com o estopim de toda esta degradante história e tantas outras – um casamento de aparências.