As atitudes dos outros também contaminam a gente - Cr2

*Antes de entrarmos ao assunto propriamente dito, a frase usada como título acima foi dada à minha esposa pelo Espírito (quando ela foi direcionada a limpar minuciosamente toda nossa casa em todos os cantos, porém de fora para dentro, internamente da frente para o fundo, e de cima para baixo no caso das paredes e janelas) em Setembro de 2019 – 3 meses antes do início da contaminação vigente*

Costumamos pensar em Salomão sempre em termos positivos – sua sabedoria e sua prosperidade material – no entanto ele foi o grande responsável pela divisão da nação de Israel, que tanto custou a seu pai Davi unir.

“Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses... Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai... Assim disse o Senhor a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo” (1 Re 11.4-11).

Coube a seu filho, Roboão, na sua arrogância e total falta de tato, levar a cabo tal separação, e a Jeroboão o levantar dos alicerces (dois bezerros de ouro) que viriam a ser a causa constante da idolatria da jovem nação separada. Citemos apenas uma descrição.

“Contudo não se apartaram dos pecados da casa de Jeroboão, com que fez Israel pecar” (2 Re 13.6), fórmula esta que se reprisará inúmeras vezes entre os reis de Israel.

Mais à frente, outro rei ao norte se erguerá – Onri – que comprará por dois talentos de prata (como já dissemos antes, estes dois talentos significam o testemunho da divisão) o monte de Samaria, passando a ser capital de Israel, e já podemos ver a sua associação ao pecado de Jeroboão:

“E fez Onri o que era mau aos olhos do Senhor; e fez pior do que todos quantos foram antes dele. E andou em todos os caminhos de Jeroboão, filho de Nebate, como também nos pecados com que ele tinha feito pecar a Israel, irritando ao Senhor Deus de Israel com as suas vaidades” (1 Re 16.25-26).

Mas se Onri tornou Samaria capital de Israel, seu filho Acabe a dedicou a Baal.

“E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou. E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria” (1 Re 16.31-32).

Os pecados vão se acumulando, se aperfeiçoando a tal ponto, que o profeta Miquéias é levantado para condenar toda aquela geração e as futuras que não se arrependerem.

“Ouvi, montes, a demanda do Senhor, e vós, fortes fundamentos da terra; porque o Senhor tem uma demanda com o seu povo, e com Israel entrará em juízo... Porque se observam os estatutos de Onri, e toda a obra da casa de Acabe, e andais nos conselhos deles; para que eu te faça uma desolação, e dos seus habitantes um assobio; assim trareis sobre vós o opróbrio do meu povo” (Mq 6.2,16).

O que Israel fazia, e muitos em nossas igrejas perpetuam agora, está claramente sinalizado pelo nosso Senhor em suas muitas parábolas.

“E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda” (Mt 7.26-27).

João, em seu livro apocalíptico, traça um triste cenário para nosso mundo em rápido declínio moral, para os que estão sem Cristo, e espiritual, falando aos que dizem possuir Cristo.

“Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.

Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro...

E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo [e mais do que você imagina!].

Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra” (Ap 22.6-12).

Veremos em nosso próximo encontro um homem levantado pelo Senhor para tentar mudar o estado calamitoso de Israel, embora sua reforma não tenha arrancado as raízes de todo o mal.