Absalão e seu comércio - 2Sm6

Sempre interpretei esta curiosa passagem de Absalão como uma referência tipológica (porém lembrando o passado) do comércio que Satanás fez no céu para destronar o Todo Poderoso, quando arregimentou um grande grupo de afiliados em sua rebeldia contra Deus.

Afinal, Absalão e toda sua beleza e astúcia que se levantam contra o rei, favorecem tal interpretação. Mas talvez possa falar também de seu filho na terra – o anticristo – em rebelião contra Deus. Vamos tentar esmiuçar esta nova visão, aliás que me surgiu enquanto procurava assuntos para estas notas.

Toda a história de Absalão começa com o estupro de Tamar por outro irmão dela. Tamar significa ‘palmeira’, e em busca do significado espiritual deste nome, encontrei esta passagem esclarecedora de Cantares que poetiza o amor do Senhor pela sua virgem Israel.

“A tua estatura é semelhante à palmeira; e os teus seios são semelhantes aos cachos de uvas [falando de sacerdócio]... Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas... As mandrágoras [lembram a briga das duas esposas de Jacó – Lia e Raquel em Gn 30] exalam o seu perfume...” (Ct 7.7-13).

Toda a Escritura é repleta de passagens indicando a virgindade original da nação desposada pelo Senhor, mas, por causa de seus maus caminhos, o adultério e prostituição espiritual contaminam esta imagem.

Vamos citar uma passagem no Antigo Testamento referindo-se aos três comandos essenciais e corruptos do povo, e uma do Novo nos mesmos moldes porém de forma mais abrangente.

“Conspiração dos seus profetas há no meio dela, como um leão que ruge, que arrebata a presa; eles devoram as almas... Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas... Os seus príncipes no meio dela são como lobos que arrebatam a presa, para derramarem sangue, para destruírem as almas... Ao povo da terra oprimem gravemente, e andam roubando, e fazendo violência ao pobre e necessitado” (Ez 22.25-29).

“Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando” (Mt 23.13).

Amnom, o irmão que violentou Tamar, estranhamente significa ‘Fiel’. Mas fiel em quê, poderíamos perguntar, diante desta exibição escabrosa de maldade? Penso que fiel a si mesmo, aos seus próprios desejos carnais, a ponto de se fingir doente para abusar de sua própria irmã.

E depois do abuso a enxota miseravelmente. Não foi assim que agiram os cabeças de Israel em praticamente toda sua história, fazendo do povo mero joguete de suas cobiças perversas?

Nesta mesma sequência de ais aos escribas e fariseus, talvez esta fale bem do que estamos propondo.

“Assim também vós exteriormente pareceis justos [ou fiéis] aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade” (Mt 23.28).

Voltando ao caso da palmeira violentada por seu próprio irmão, Absalão recolhe sua irmã em casa sem maiores cuidados, lembrando uma triste condição do povo de Israel perante seus líderes. Associemos estas passagens.

“E Absalão, seu irmão, lhe disse: Esteve Amnom, teu irmão, contigo? Ora, pois, minha irmã, cala-te; é teu irmão. Não se angustie o teu coração por isto. Assim ficou Tamar, e esteve solitária em casa de Absalão seu irmão” (2 Sm 13.20).

“Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade. E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz” (Jr 6.13-14).

Assim como Absalão curou superficialmente a ferida de sua irmã, também o anticristo proporcionará uma paz falsa ao seu povo logo em breve.

“E ele [a besta que sobe do mar de Ap 13.1] firmará aliança com muitos por uma semana [sete anos futuros]; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador [a besta do mar que sobe agora do abismo de Ap 11.7], e isso até à consumação” (Dn 9.27).

O meio que Absalão emprega para enganar os súditos de Davi será o mesmo meio que a besta usará para enganar Israel nesta semana futura – um comércio de mentiras, hipocrisia, falsas esperanças e ostentação – mas com intuito único de governar como usurpador. Comparemos.

“E aconteceu depois disto que Absalão fez aparelhar carros e cavalos, e cinquenta homens que corressem adiante dele... E sucedia que a todo o homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si, e lhe dizia: De que cidade és tu? E, dizendo ele: De uma das tribos de Israel é teu servo; então Absalão lhe dizia: Olha, os teus negócios são bons e retos, porém não tens quem te ouça da parte do rei... Sucedia também que, quando alguém se chegava a ele para se inclinar diante dele, ele estendia a sua mão, e pegava dele, e o beijava [o beijo de Judas]. E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel” (15.1-6).

“Filho do homem, dize ao príncipe [não ao rei] de Tiro: Assim diz o Senhor Deus: Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares; e não passas de homem, e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus; eis que tu és mais sábio que Daniel; e não há segredo algum que se possa esconder de ti. Pela tua sabedoria e pelo teu entendimento alcançaste para ti riquezas, e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros. Pela extensão da tua sabedoria no teu comércio aumentaste as tuas riquezas; e eleva-se o teu coração por causa das tuas riquezas” (Ez 28.2-5).

Que esta passagem, usando alegoricamente a figura do príncipe de Tiro (cidade altamente comercial dos fenícios), representa o anticristo na sua arrogante presunção divina, fica aprovada pelas próprias palavras do verdadeiro Cristo e do maior de seus apóstolos.

“Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo [no templo de Deus]; quem lê, entenda...” (Mt 24.15).

“Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2 Ts 2.3-4).

Outra situação muito interessante da semelhança de Absalão com a besta futura está no estupro das dez concubinas de Davi a pleno sol.

“E saiu o rei [Davi fugindo de Absalão], com toda a sua casa, a pé; deixou, porém, o rei dez mulheres concubinas, para guardarem a casa... E disse Aitofel a Absalão: Possui as concubinas de teu pai, que deixou para guardarem a casa; e assim todo o Israel ouvirá que te fizeste aborrecível para com teu pai; e se fortalecerão as mãos de todos os que estão contigo. Estenderam, pois, para Absalão uma tenda no terraço; e Absalão possuiu as concubinas de seu pai, perante os olhos de todo o Israel” (15.16; 16.21-22).

Também o anticristo perseguirá implacavelmente a Israel no período tribulacional.

“E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher [Israel]que dera à luz o filho homem [Jesus]... E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar... E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 12.13-17).

Estas dez concubinas violentadas e depois separadas sem comunhão com Davi, depois de reaver seu trono, podem também já antecipar as 10 tribos do norte que serão levadas em cativeiro definitivo para a Assíria.

Deixo apenas mais uma passagem extremamente interessante quanto ao caráter de 10 virgens futuras para que o leitor e leitora possam meditar.

“Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas... E, tardando o esposo, tosquenejaram todas [nenhuma deixou de dormir], e adormeceram” (Mt 25.1-5).

Possamos nós, como corpo de Cristo, estar atentos a todos estes breves sinais e mais breve retorno ainda de nosso Senhor e Salvador Jesus!