Segundo livro de Samuel em foco! - 2Sm1

Se o primeiro livro de Samuel termina com a morte do perseguidor de Davi, este segundo livro começa com a belíssima história do maior rei de Israel. Sua prudência, fidelidade, devoção a Deus e a seus súditos, fizeram-no um rei sem igual.

E a nação como um todo colherá seus benditos frutos, tanto no campo espiritual quanto no físico.

Ele aumentará em muito as fronteiras de Israel, trará prosperidade material ao jovem reino e unificará a nação debaixo de seu governo.

Começa reinando em Hebrom e depois de conquistada Jerusalém, transfere a capital do reino para lá, sendo conhecida a partir dali como a cidade de Davi ou Sião.

Aqui, podemos dizer como nunca, bem aventurado o povo cujo príncipe teme ao Senhor!

Sua devoção ao Deus de Israel o leva a construir uma casa ao SENHOR, mas é impedido por este nos Seus sábios conselhos. Isto lhe renderá uma aliança eterna com seu trono que jamais findará, ainda que o mundo ímpio despreze, ou sua Igreja não reconheça.

Mas nem tudo obviamente correrá sem tropeços. Cometerá graves erros que refletirão tanto em seu governo – como quando foge de seu filho Absalão, tendo que abandonar temporariamente seu trono –, quanto erros que refletirão sobre o destino de seus próprios filhos.

Em torno dele, homens se ligarão com amor e dedicação profundos, bem como outros que se afastarão nos momentos mais difíceis de sua vida.

É uma pena que todas as suas grandes conquistas serão paulatinamente perdidas pela sua linhagem infiel nos reinados subsequentes, mas isto não tirará de seus lábios e coração um agradecimento especial ao seu Deus por sua fidelidade.

“Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo será bem ordenado e guardado, pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está nele, apesar de que ainda não o faz brotar” (23.5).