Primeiro livro de Samuel em foco! - 1Sm1
O primeiro livro de Samuel trata da mudança de governo em Israel. Os Juízes, como vimos, não estiveram à altura das necessidades sociais e espirituais da nação. Uma tentativa de mudança, da mesma forma como vemos frequentemente em nossos dias, é a resposta corriqueira de uma humanidade que está pronta a mudar o exterior, mas jamais o interior.
Samuel, o menino buscado com lágrimas por uma mãe que sofria de depressão recorrente, será o elo de ligação da passagem daquele período conturbado de Juízes e o não menos conturbado reinado de Saul. No canto profético de Ana, ela menciona sete filhos, mas tem fisicamente somente seis, e que tentaremos elucidar.
Samuel mesmo fará poucas aparições, mas cruciais do ponto de vista profético e espiritual. Ele acumulará três funções – juiz, profeta e sacerdote.
Encabeçará Israel depois da queda da nação e a captura da arca, momento culminante daquele sombrio período. Estas tristes cenas servirão como sombra da futura queda de Israel e a ‘tomada da arca’ no período tribulacional futuro.
Quanto a Saul, primeiro rei estabelecido por Deus sob total anuência do povo, a princípio se mostra um rei humilde, mas ao final seu coração orgulhoso se revela sem pudor.
Perseguirá Davi em muitas ocasiões, o eleito segundo o coração de Deus, descurando mesmo de suas obrigações reais e militares. Não poupará esforços em matar seu apaziguador de alma, mas poupará os inimigos de Deus.
Jônatas, seu filho, encontrará em Davi o que não viu em seu pai, mas não terá força suficiente para acompanhá-lo em seu desterro temporário.
Quanto a Davi, será perseguido implacavelmente, aguardando pela fé o cumprimento das promessas de Deus em sua vida. E se revelará fiel, ousado, cuidadoso, tanto em se tratando dos homens quanto Deus.
Faremos um paralelo entre Saul e uma decadente personagem milenar, e também um paralelo entre Davi e outro personagem augusto.
O livro demonstra bem que um homem afastado de Deus pode levar um país ao sofrimento, e outro homem de coração submisso pode liderar seu povo para sua glória e progresso.