A linhagem de Boaz - Rt7
Como comentamos em nossa segunda nota a respeito da importância moral e espiritual dos nomes bíblicos, também aqui a semente tripla de Boaz dirá muito da última.
“Boaz gerou a Obede, e Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi” (Rt 4.21-22).
Vimos que o nome Boaz está relacionado tanto à rapidez quanto força. Sua determinação espiritual levou a uma sequência genética admirável de filhos e nomes que produzem o caráter precioso de Davi ao final.
Obede significa ‘o que serve’ e também possivelmente ‘o que adora’.
Davi que viria desta linhagem foi servo perfeito tanto quando pastoreava as ovelhas de seu pai bem como quando servia o rei Saul. Adorava ao Senhor dos Exércitos de forma exemplar com um cuidado extremado.
Jessé significa "Deus existe" ou "presente de Deus".
Jessé mostra um Deus presente na vida de Davi, como bem atestam as Escrituras, e do ponto de vista de Israel, foi um presente divino para a nação como um rei sem igual, tanto em determinação na conquista de espaço na Palestina de então, como no zelo em cumprir a vontade do Senhor.
Graças a Boaz, tanto uma linha piedosa é preservada em meio à confusão dos juízes, como vimos nas anotações do livro anterior, como um rei conforme o coração do Senhor será provisionado à futura nação.
Desnecessário dizer que todas as características descritas acima falam sumamente do Filho de Deus – Ele veio para servir ao Pai e aos homens, adorar seu Pai na beleza da Sua santidade, revelar o Deus invisível e presentear a humanidade caída com a maior das graças, seu sacrifício na cruz.
Também desnecessário dizer que o cristão – hoje – não poderia ser diferente do caráter daquele que ele diz que crê e serve.
Boaz e Rute são luz na escuridão do período de Juízes (estendendo esta analogia para Cristo e sua Igreja neste mundo), o que nos abre caminho para o próximo livro que vamos analisar a seguir – Samuel.
Até lá pela graça de Deus em Cristo Jesus!