Rute em foco! - Rt1

O livro de Rute é um parêntesis entre toda a sequência desastrosa de Juízes e o próximo livro – o último juiz e profeta e ‘sacerdote’ Samuel.

O livro insere um belo tipo da figura de Jesus e seu parentesco hábil para trazer os desterrados de Israel e agregar os gentios à família de Deus.

É uma bela e triste história – com uma provisão final graciosa – de uma família que sai para peregrinar para fora de sua terra, em território estranho, com deuses e costumes estranhos.

A morte de todos os homens desta família trará a oportunidade de revelar o íntimo de duas mulheres estrangeiras – Rute e Orfa.

Mais uma vez, como frisamos no livro anterior, os homens saem do cenário, restando às mulheres tomar decisões desafiadoras.

Finalmente, dois homens surgem, um bem disposto a remir, outro mais preocupado com seus negócios. E nossa vida não é assim? A quem queremos servir? Aos outros ou a nós mesmos? Quem prezamos mais? A lei graciosa de Deus ou a lei mesquinha dos homens?

Um terá seu nome registrado para sempre, outro será esquecido para sempre.

O livro gira em torno de três pessoas – Noemi, Rute e Boaz – e suas responsabilidades acrescidas pela morte de três outras.

Interessante também notar que este é o oitavo livro, número que representa na Escritura as coisas novas.

Um livro curto, porém de dimensões tipicamente incalculáveis e que vamos tentar trazer ao leitor e leitora em nossas próximas notas.