A graça de um só homem - Js7

A nota anterior teve um tom sombrio – pecado e castigo. Mas graças a Deus mesmo, onde abundou o pecado superabundou Sua graça.

E por isto nos vemos obrigados a comentar sobre algo bem conhecido, e espero não ser repetitivo, mas é necessário.

Jericó estava para ser invadida. Vimos o medo se espalhando por todas as cidades. A desesperança era geral. Mas este é o momento de Deus agir.

Raabe, uma prostituta – símbolo perfeito de nossas misérias espirituais – esconde os judeus que vão espiar a cidade. Ouça bem o tom de fé de suas palavras.

“Bem sei que o Senhor vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós.

Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes” (2.9-10).

Esta é sua confissão, sua certeza, sua convicção, sua fé. É como ‘Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade”. Então ela pede.

“Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro de que conservareis com a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e de que livrareis as nossas vidas da morte” (2.12-13).

Agora era como se dissesse: “E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.”

Mas que diz a Escritura? “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” (Sl 51.17).

A resposta dos espias é ao mesmo tempo graciosa mas com um alerta crucial.

“Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlate à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai.

Será, pois, que qualquer que sair fora da porta da tua casa o seu sangue será sobre a sua cabeça, e nós seremos inocentes; mas qualquer que estiver contigo, em casa, o seu sangue seja sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão” (2.18-19).

Este fio escarlate percorre toda a Escritura por todo tempo da humanidade. Fala-nos de Noé fechando a arca para salvar os de dentro, lembrando que a porta esteve aberta por muito tempo para qualquer um entrar.

Fala do anjo destruidor no Egito – morte para os de fora, vida para os que se protegeram dentro de suas casas pelo sangue derramado de um cordeiro.

E fala a nós também nestes tempos cruéis. Primeiro aos judeus e demais povos.

“Eu [Jesus] sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” (Jo 10.9).

E fala também com sua própria Igreja que anda mais ocupada com seus negócios do que com os negócios de Deus.

“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Ap 3.20).

Há salvação para todos os que quiserem. Basta entrar pela porta que Jesus abriu com sua morte e ressurreição.

Por pior que alguém seja, a bondade e misericórdia de Deus são maiores. A salvação é plena EM JESUS e seu sacrifício em nosso lugar.

E por mais distante que o cristão esteja dos ideais divinos, a confissão dos pecados ao Pai EM JESUS trará um laço de comunhão ainda mais forte.

A porta ainda está aberta, aproveite! Pois ela logo se fechará, e os tempos se tornarão ainda mais terríveis.

Termino aqui estas notas de Josué esperando que Deus seja gracioso para com o que lê e para com o que escreve. Nos encontramos em Juízes.