Tempo de guerra - Nm2

Esteve o povo feliz com seu Deus por um ano naquele deserto, participando de todas as bênçãos e realidades espirituais. Mas agora era tempo de privações e provações. Os corações iam ser provados. Observando nossas próprias vidas não deveríamos levantar dúvidas quanto aos resultados.

O povo é contado – todos os varões “da idade de vinte anos para cima, todos os que em Israel podem sair à guerra” (Nm 1.3). Ninguém pode ser poupado nas guerras do Senhor. Podemos não gostar, podemos fingir, podemos fugir, mas cedo ou tarde seremos confrontados com o mundo e seus pecados, o diabo e suas tranqueiras.

Este ano feliz debaixo do Senhor é reflexo da Lei que isentava o recém casado de participar das guerras por um ano.

“Quando um homem for recém-casado não sairá à guerra, nem se lhe imporá encargo algum; por um ano inteiro ficará livre na sua casa para alegrar a mulher, que tomou” (Dt 24.5).

O Senhor tomou um povo do Egito e ficou em sua casa para alegrar sua feliz e ditosa Israel. Mas agora tudo mudou.

Todas as tribos são convocadas, exceto uma – Levi.

Porque Levi tinha por herança, não uma terra, não uma semente, nem o físico – mas o SENHOR.

“Por isso Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como o Senhor teu Deus lhe tem falado” (Dt 10.9).

Eles nada tinham que ver com a posse da terra, mas com a administração de um ministério reconciliatório entre Deus e seu povo.

É uma bela figura para nós, corpo de Cristo. As duas citações seguintes do Novo Testamento dizem tudo.

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef 6.12).

“Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse (2 Co 5.19-20).

Os levitas e nós não temos direito à perpetuidade da terra.

Eles e nós ministramos as coisas espirituais, e as materiais nos servem apenas de subsistência.

Nós e eles temos nossa habitação no santuário, e dali devemos beber e comer.

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus (Cl 3.1-3).

A seguir comentaremos sobre as tão temidas e costumeiras ‘queixas’.