6 ingredientes proibidos - Lv4

Passamos a analisar agora um tema interessante que se contrapõe ao sacrifício de aroma agradável – as ofertas sem aroma agradável. E aqui sim podemos encontrar o homem em toda sua deformidade, a partir do capítulo 4 de Levítico que analisamos agora.

“Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quando uma alma pecar, por ignorância, contra alguns dos mandamentos do Senhor... oferecerá ao Senhor, pelo seu pecado, que cometeu, um novilho sem defeito, por expiação do pecado.

Mas o couro do novilho, e toda a sua carne, com a sua cabeça e as suas pernas, e as suas entranhas, e o seu esterco, enfim, o novilho todo levará fora do arraial a um lugar limpo, onde se lança a cinza, e o queimará com fogo sobre a lenha; onde se lança a cinza se queimará” (4.2-3, 11-12).

O sangue – representando a vida – e a gordura – o ego – eram integralmente queimados sobre o altar do holocausto (v. 10).

Mas os 6 elementos do v.11 deveriam ser queimados fora do arraial, a saber – o couro do novilho, sua carne, a cabeça, as pernas, as entranhas e o excremento.

Nada no homem que o ligasse ao mundo de alguma maneira poderia ser queimado dentro do tabernáculo.

1) A pele – este órgão de extrema sensibilidade e que Satanás conhece tão bem.

“Então Satanás respondeu ao Senhor, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida” (Jó 2.4)

2) A carne – figura tão conhecida do cristão.

“O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita” (Jo 6.63).

3) A cabeça – nossa racionalidade em combate eterno com o espírito.

“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2 Co 4.4).

4) As pernas – nossa inconstância neste mundo a buscar por si mesmas agradar a Deus.

“Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece” (Rm 9.16).

5) As entranhas – sede de nossos sentimentos corrompidos.

“Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundície, para desonrarem seus corpos entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente” (Rm 1.24-25).

6) O excremento – o dejeto final da boa culinária tão cultuada pelo mundo.

“Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4.4).

Nada destas coisas tem valor no reino de Deus, por isto eram queimadas fora do arraial. E continuam sem valor para Deus e deveriam ser reputadas como tal para todo cristão espiritual.

“Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna” (Gl 6.8).

Semear na carne é dar vazão aos 6 ingredientes e fomentar a corrupção; semear no Espírito é viver por Ele na base da experiência de Paulo.

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2.20).

Que Deus nos dê força em Sua graça soberana para darmos mais a Ele que a nós mesmos.

Em nossa próxima nota abordaremos uma das mais velhas doenças da humanidade – a lepra.