Reconciliação

Eu gosto muito de Jesus Cristo. Não é porque sou cristão e católico. Eu gostaria dele, de qualquer maneira, como vulto histórico, como fonte de sabedoria, como exemplo de caráter, personalidade, integridade e sobre tudo como homem da paz e reconciliação. Embora tenha sido uma figura marcante, líder carismático e de uma autoridade moral indiscutível, nunca usou da sua influência e poder para entrar em lutas e picuinhas que só iriam dividir o povo e trazer mais sofrimento. Tentaram até fazer com que Ele se rebelasse contra Cesar. Pegando uma moeda perguntou: De quem é essa imagem cunhada? Responderam: É de Cesar. Receberam então uma resposta desconcertante, mostrando a distância que há entre o poder humano e o divino: Daí a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus. Era um homem de paz e reconciliação. Ele ensinava a única via que levaria à construção de um mundo mais justo e fraterno: A via do amor. No alto da Cruz, no mais absurdo martírio, pediu perdão por todos nós, dizendo: “ Pai, perdoai-lhes pois não sabem o que fazem.” Fico pensando em nós, hoje. Por qualquer coisa deixamos o ódio e a revolta surgir em nossos corações. Parece até que sentimos prazer em magoar e ofender os nossos semelhantes. Colocamos sempre em primeiro lugar as nossas opiniões, a nossa vaidade e prepotência, como se fôssemos incapazes de errar. Já não sabemos iniciar um diálogo de reconciliação, de amor, de confraternização. Criticamos por tudo e por nada sem levar em conta que o outro é uma pessoa sensível e que vai se magoar por nossa falta de tato. Seria tão fácil, como Cristo, olhar nos olhos das pessoas, com carinho e sinceridade e amostrar o caminho e mais que isso, caminhar junto. Já não consigo entender tantos desentendimentos, tanta intolerância e tantas divisões. Aflige-me, profundamente, olhar nos olhos das pessoas e ver só desconfiança, ausência de sinceridade falta de amor. O Homem da Cruz pregou a RECONCILIAÇÃO e pagou um alto preço por isso. O preço que pagamos hoje é a raiva que nos corrói e infelicita, as noites mal dormidas por culpa de um coração rancoroso que não consegue PERDOAR, as depressões, a solidão e a falta de paz. Não sou melhor que ninguém. Provavelmente eu sofra de todos esses males. Porém não quero mais ser assim. Quero sorrir para o mundo e para meus semelhantes. Quero abraçar com sinceridade e ser abraçado. Quero perdoar e quero pedir perdão. Quero seguir o exemplo de um vulto histórico chamado Jesus Cristo.

Pedro Lodi
Enviado por Pedro Lodi em 28/06/2018
Código do texto: T6376555
Classificação de conteúdo: seguro