Esse alguém é você
Sabe o que é o pior de tudo? Eu provavelmente ainda vou esperar. Esperar por aquela resposta daquela mensagem que você só leu, esperar por aquela mensagem no meio da tarde, esperar por uma ligação uma hora qualquer querendo falar sobre qualquer coisa que seja comigo...
Já perdi a conta de quantas vezes fui ver sua foto no Whats, perdi a conta de quantas vezes eu li e reli seu status, quantas vezes eu vi quando foi a última vez que você esteve online, especialmente depois de eu tomar coragem de mandar algo pra você. E ainda assim, é quase sempre a mesma coisa: você vem, lê e vai embora.
Eu aprendi, a muito custo, que as pessoas não têm obrigação de fazer nada – e isso inclui responder mensagens, mas isso não tira aquela sensação de angústia quando eu vejo que você resolveu me ignorar mais uma vez. É horrível se sentir rejeitado, mesmo que seja apenas uma simples mensagem que você não tem obrigação de responder. Acontece que uma resposta, às vezes, é capaz de mudar meu dia.
Eu queria entender onde exatamente que as coisas deram errado. Eu já refiz toda a trajetória na minha cabeça muitas e muitas vezes. Procurei olhar por todos os pontos de vista que eu fosse capaz de identificar, quantas vezes eu achei necessário. O que foi que deu errado?
Tava tão bom ter você pra conversar! Independente de todas as situações – tanto as minhas quanto as suas –, era bom ter sua companhia. Eu me sentia feliz, aliviado de ter alguém ‘diferente’ pra conversar. E eu queria conversar com você sobre tudo que você possa imaginar. Eu queria muito saber como era sua faculdade. Eu queria conhecer mais do seu trabalho. Eu queria saber como era a sua academia. Eu queria saber que rumo a sua vida tomou desde quando nós nos distanciamos.
Eu talvez tenha errado em ter te dito que aquela sua mensagem não saía da minha cabeça. Talvez, não, eu tenho quase certeza que esse foi meu erro. Nem tanto por ter te dito, mas pelo timing. Eu havia praticamente acabado de sair de um relacionamento que, aos meus olhos, estava se tornando abusivo, e você também estava saindo de um relacionamento claramente abusivo. Isso mexe com a cabeça das pessoas, eu imagino.
Eu não sei exatamente o que se passa na sua cabeça agora. O que eu considero mais provável é que você ache que eu só estou desesperado por alguém, pra não ficar sozinho. Faz bastante sentido essa linha de raciocínio, mas ao mesmo tempo eu não acho que faça sentido, pois uma pessoa que sai de um relacionamento onde ela não está feliz provavelmente quer se sentir livre, não? Exatamente como eu imagino que você se sente. Confesso que parte de mim ama essa liberdade que eu tenho hoje: faço exatamente o que eu quero, a hora que eu quero, se eu quero, se eu não quero... e ainda adicione o agravante de que eu moro sozinho, então não tem absolutamente ninguém além da minha própria consciência pra me cobrar. Ainda assim, eu escolheria ter você aqui a qualquer hora.
Mas, pensando bem, acho que agora ficou um pouco mais claro. O motivo desse afastamento repentino talvez não seja eu apenas – você quer aproveitar essa liberdade que você não tinha. Eu entendo e, inclusive, não vejo por que você não deva aproveitar. Talvez eu devesse fazer o mesmo, mas não sei se vou conseguir. Não vou conseguir aproveitar com ninguém que não seja quem eu realmente queria aproveitar, e esse alguém é você.