A RECONCILIAÇÃO

A vida não é fácil para ninguém e para coisa alguma. Tudo na vida é combate, poder e controle. Logo, estamos quase sempre em confrontos com todas as espécies, seja elas físicas ou espirituais, micro ou macrocósmicas. A vida é feita de confrontos. estamos a todo momentos lutando por espaço e dominação. Embates ocorrem dentro e fora de nós. Mas a vida também é de harmonia e reconciliação. A reconciliação com o outro ser é um tema sobre o qual muitos já escreveram. Em meio a tantos conflitos, nós, os seres humanos, racionais, precisamos entrar em harmonia com as outras espécies "irracionais". Assim também, devemos fazer o mesmo com os nossos semelhantes. Mas, ao contrário, vivemos cada vez mais sobre conflitos tolos em que todos se destroem ou autodestroem.

Esse tema espiritual da reconciliação com o outro ser, que chegou a nós através de diversas formas e culturas, pode ser visto em termos históricos e tem um sentido de uma experiência real que qualquer indivíduo pode, seja pobre ou rico, precisa e deve ter para superar a si mesmo, pois vida de qualidade só possui quem ama e perdoa. Se você não se reconciliar consigo e com o outro, então pode esquecer a felicidade, pois viverá um inferno dentro de si mesmo. Reconciliar é a forma de viver em paz e com felicidade no coração.

Esse fenômeno espiritual acontece dentro do ser que se identifica com o outro através de uma relação pessoal e afetiva. Nesse mundo egoísta, amargurado e rancoroso, quem perdoa é chamado ora de tolo pelos tolos reais, ora de iluminado pelas pessoas de coração puro. As pessoas, que se relacionam, revelam Deus. As pessoas que vivem brigando manifestam o diabo que há dentro delas. Venha para luz, meu amigo. Perdoe e ame!

Magno Holanda