O perdão é uma necessidade e ato de reparação

 

            O pecado é um ato que o homem comete contra ele mesmo, ou que comete contra o seu irmão ou ainda que comete contra Deus. Evidentemente, somente se comete um pecado quando tem consciência desta realidade. São Paulo diz que onde não há lei não há pecado. Esta afirmação nos remete a pensar também que ainda que a pessoa peque, mas não tenha o conhecimento pleno de seus atos no que tange esta dimensão de pecado certamente, é olhado por Deus com o olhar misericordioso. Somente Deus conhece o coração humano e cabe a Ele o julgamento de todos os nossos atos.

 

            Porém, algo que todos nós temos plena consciência é que, qualquer ato que nos machuca, ou que machuca os outros nos leva à sentimentos de tristeza e sofrimentos. Sentimos – ainda que não conscientes desta dimensão do que seja pecado – angustiados, sem paz tendo a necessidade de buscar de uma ou outra maneira sanar aquela dor, aquele peso. Ficamos incomodados dentro de nós por tais sentimentos.

 

            A Palavra diz que Deus detesta o pecado, mas ama o pecador. Esta palavra de Jesus encontra fundamento profundo por varias razões algumas delas é que Deus é o Deus de todos. Deus ama a todos incondicionalmente, inclusive “EU”. Sendo assim, precisamos entender que a grande maioria dos pecados que comentemos é contra uma outra pessoa. A partir destas palavras levanto umas perguntas: Qual pai que se sente feliz quando vê um filho agredindo o seu irmão? Qual pai que se sente feliz quando vê um filho destruindo, oprimindo o seu irmão? Certamente, nenhum pai vai sentir bem com tais atitudes. Partindo deste principio devemos entender que qualquer atitude que venha a ferir o nosso irmão além de estar pecando contra o irmão está machucando também o coração de Deus. Enfim, quando cometemos tais atitudes contra o irmão e somos conscientes do que é pecado estamos pecando contra Deus e contra o irmão.

 

            Mas, ainda podemos continuar nesta reflexão observando que cada um de nós é um filho amado por Deus, e o que Ele deseja a todos nós é a felicidade plena. O filho feliz deixa o pai feliz. Porem, quando cometemos algum tipo de pecado sofremos. O sofrimento leva o homem a tornar-se triste perdendo a alegria do viver. Ainda precisamos entender que o pecado tira a liberdade do homem. Desta forma, Deus vem com Seu amor através do perdão retornar ao homem a leveza e paz quando este (homem) coloca seu erro diante Dele, passando a sentir-se novamente a paz que necessita para ser feliz.

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 17/06/2007
Reeditado em 17/06/2007
Código do texto: T530292