ANO NOVO DIFERENTE
 
Ainda que dormindo tarde, o costume me fez acordar em boa hora neste primeiro dia de 2014 e isso me levou a ter mais alguns minutos para meditar.
É interessante como festejamos a passagem de um ano para outro, como se tal fato tivesse a capacidade de uma peneira gigante, capaz de reter tudo que é desagradável, prejudicial, triste e negativo, deixando passar somente os bons elementos.

Alguns ainda se perdem em imaginação, praticando rituais, fazendo promessas que, no fundo, tratam como se fossem responsabilidades de terceiros, de modo que alguém irá nos garantir o retorno.
O governo trará benefícios ao povo, os comerciantes e industriais reduzirão os preços, nosso chefe fará de nosso trabalho uma alegria constante, pois nos dará o valor que realmente temos, enquanto amigos e familiares suprirão nossas carências, os recursos perdidos e o amor que não mais nos acompanham voltarão para nossa vida.

Em verdade tais aspirações, boas e legítimas, estarão sob a nossa responsabilidade e terão condição material à medida que encaramos as soluções como uma tarefa nossa, ainda que partilhada com outros.

Em primeiro lugar, vamos admitir  que os desafios não desaparecerão, pois isso foi previsto por Jesus que, entretanto, garantiu: sobre eles triunfaríamos com base na confiança depositada em Deus:
"No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo" (Jo 16).

Em segundo, não pensemos no passado, não porque ele ficou na peneira, mas sim porque o Senhor renova as nossas oportunidades.

Em terceiro, examinemos as oportunidade a cada dia, não deixando para o amanhã a oportunidade de ter felicidade, paz e confiança:
"Este é o dia que o Senhor fez, alegremo-nos nele" (Sl 118).

Em quarto, e paramos por aqui, embora haja muito que se possa dizer a partir da orientação divina, e ainda que não gostando muito da ideia, exerça certos sentimentos que enriquecem a sua vida, tais como: amor até pelos inimigos, perdão, compaixão, compreensão pelas falhas alheias e misericórdia.

Esteja certo que, ao seguir pelo menos parte do que aqui registramos, pois não são conceitos pessoais, mas do alto, o seu ano de 2014 será o melhor de sua vida. E outros melhores ainda virão.

Bom Ano Novo!!!