Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PÁSCOA E RECONCILIAÇÃO - 2



Antoni BigCuore*

(SP. 27.03.2007, 3ª.feira, às 13,50hrs.Alterado 07.04.2012)

Pela Bíblia notamos que Deus vai se revelando à humanidade aos pouquinhos, passando pelos grandes profetas até a consumação pela morte de cruz de Jesus e sua gloriosa ressurreição.
O Mestre diz, “eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, por isto tendes visto.”(Jô, 14, 6 -7)
Jesus se encarnou pela obra do Espírito Santo para cumprir fielmente as determinações do Pai.

Páscoa, Reconciliação e a aparição em Salette, França, tem tudo a ver!. Quando a assembléia se dirige à mesa eucarística, é um ato de humildade, de filhos reconciliados com Deus. O pecado nos afasta de Deus.(diz o Mestre Jesus, “quem comete pecado é escravo do pecado”.). A eucaristia nos aproxima. Por meio dela, o Cristo se incorpora em nós.
À guisa de ilustração, os Sacramentos são sinais sensíveis da graça de Deus. O do batismo e eucaristia, nasceram depois que o soldado romano, finca a lança no peito de Jesus, onde jorraram água e sangue.

 O sacramento da penitência ou confissão, é um remédio que Deus nos deixou para nos reconciliarmos com Ele e à comunidade, pois que o pecado rompe a relação. Deus é sempre Fiel, nós somos fracos!.

O povo judeu comemorava a Páscoa sacrificando um cordeiro, dentro de seus rituais específicos.(vide livro do Exodus, 12) Nós cristãos católicos, comemos a nossa Páscoa pela santa eucaristia que nos é dado todos os dias na missa.

Recordemos no Novo Testamento, as palavras do Mestre Jesus: “Tendo desejado ardentemente comer convosco esta páscoa, antes de sofrer. Pois vos digo: não tornarei a comê-la, até que ela se cumpra no Reino de Deus. Pegando o cálice, deu graças e disse: “TOMAI ESTE CÁLICE E DISTRIBUI-O ENTRE VÓS. Pois vos digo: já não tornarei a beber do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus. Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: “Isto é o meu corpo que é dado por vós: fazei isto em memória de Mim”. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: “Este cálice, é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós...(Lc. 22, 15 – 20).

Releva salientar que a antiga aliança foi feita com os profetas e patriarcas judeus. A Nova Aliança foi instituída por Jesus. Ele é a nova e eterna Aliança!.
  Diz São Paulo que sem a ressurreição de Jesus, nossa fé seria vã!
O tríduo pascal é o ápice da liturgia cristã católica. É o momento de Reconciliarmos com os irmãos, irmãs e, principalmente com Deus, através do Sacramento da Confissão e Eucaristia. Por isto que urge nos prepararmos bem para recebermos a Santa Comunhão.

 Momento sublime que Deus nos proporciona em sua infinita bondade e misericórdia. Diz Paulo: “Deixai-vos reconciliar com Deus”. A mensagem da Salette também vem neste diapasão. Nossa Senhora nos fala sobre o domingo que é o dia da “páscoa” semanal. É o momento de recebermos a santa eucaristia num ato de humildade e de amor ao próximo. Dar e receber o perdão são fundamentais para se comemorar a Páscoa com autenticidade e profundidade. Reflitamos pois nisto!
 “PROVA DE AMOR MAIOR NÃO HÁ, QUE DOAR A VIDA PELO IRMÃO”, diz a música católica.
Deixo aqui, os meus votos de uma Santa Páscoa( sem exageros na comida e bebida), com muita luz, paz e alegria em seus corações!

****************************************************
(*)autor é comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Acesse: www.nospassosdepaulo.com.br (site cristão gerenciado pelas Irmãs Filhas de São Paulo.(Paulinas).
www.radio9dejulho.com.br (rádio cristã católica de São Paulo)
****************************************************
ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 07/04/2012
Código do texto: T3599145
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2479 textos (939468 leituras)
87 áudios (65920 audições)
1 e-livros (163 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/10/19 16:10)
ANTONI BIGCUORE