Anos atrás li um livro que pretendia ensinar as pessoas a ficarem ricas.
Como parâmetro, falavam do armador grego Onássis, mencionando o início de sua carreira.
Onássis – futuro marido de Jacqueline Kennedy – chegou à Argentina, em 1922, com apenas 63 dólares no bolso, catando tocos de cigarros no asfalto.
Depois de trabalhar como telegrafista, comprou seu primeiro barco em 1933 e partiu para navios petroleiros, firmando sua condição de dono de um império marítimo.
Sua fortuna ao morrer? Algo em torno de dezenas de bilhões de dólares.
Seguramente o livro não ia além da tentativa de tornar o relato mais ilustrado, pois não há nada que prove que coletar cigarros meio fumados, ou realizar tarefas mal remuneradas, seja algo que deva compor sua escalada para o sucesso.
Isto me leva a pensar na quantidade de pessoas que pretendem “ensinar os outros a viverem”, esquecendo que uma vida é uma vida e que somente aprendemos a seu respeito... vivendo.
Não sou contrário a palavras de incentivo, bons conselhos, principalmente quando possuem conteúdo espiritual válido, e diversos dos meus livros e palestras cobrem esta área, mas, via de regra, não me dedico a detalhar lances de minha vida, que foi muito rica em experiências, pois eu sou eu, e você é você, e aquele cara que passa na rua é aquele cara que passa na rua.
De qualquer forma, o ser humano pode aprender, de modo mais amplo e genérico, com aquilo que já foi realizado, caso contrário não haveria sequer o avanço da ciência e da tecnologia.
Neste campo, tenho pautado minhas decisões nas orientações bíblicas, e estou certo que você nada teria a perder em empregar tais diretrizes, dentre as quais se destacam:
Busque a Deus ainda na sua juventude, pois o tempo não nos motiva para tal realidade eterna - Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento (Eclesiastes 12:1).
Considere as questões eternas como prioridade e irá alcançar todas as outras terrenas e temporais - Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6:33).
Deixe seus projetos, dúvidas e problemas nas mãos de Deus, e irá descobrir como Ele nos ajuda em tudo - Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará. (Salmos 37:5).
Como dizem, “se conselho fosse grande coisa não se dava, vendia”, mas o que menciono aqui não é um conselho, e sim um testemunho de vida, pois tenho certeza de que, qualquer que seja a sua trajetória nesta Terra, tudo será melhor e você terá mais sucesso na companhia de Deus.
O Onássis teve sua história, e já não se encontra por aqui. E, afinal, a vida dele foi a vida dele, e você tem a SUA toda pela frente.
Se você crer em Deus, você superará desafios externos – e também internos, vencendo depressões, traumas, injúrias, mágoas – e nada será impossível.
Jeremias 29:11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
João, 14:27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
Romanos 8:38-39 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
www.pastorelcio.com