Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PERDOAR: O VERBO DA FELICIDADE!


Antoni BigCuore*


Você já conjugou este verbo alguma vez em sua vida? ( Eu perdôo, tu perdoas...etc). Certamente que sim! Pelo menos, alguma vez na vida toda pessoa deve tê-lo feito.
O exercício do perdão é realmente algo muito difícil de se praticar, mas não impossível!.

Dentro da lógica humana, nós sempre estamos dispostos a “pagar na mesma moeda”, alguma ofensa que alguém nos fez. Não é mesmo? O nosso instinto de conservação nos leva a isto. (é o nosso lado maligno da personalidade).

O saudoso PE.Leo, CN, em seu livro Gotas de Cura Interior, nos diz: “No exercício do perdão é fundamental reconhecer a necessidade de pedirmos desculpas aos que ofendemos. Se perdoar é uma arte difícil, pedir perdão é mais difícil ainda. Se perdoar exige uma decisão do coração e da vontade, pedir perdão exige arrependimento. E isso é algo que precisamos aprender com clareza e praticar com persistência.”

“O verdadeiro arrependimento, conforme Jesus ensinou, implica uma mudança de vida. O arrependimento vai muito alem do remorso ou da vergonha e ter sido descoberto no seu erro. A vergonha é conseqüência de um medo; o arrependimento é fruto de uma decisão. Como o perdão, o arrependimento vai muito alem do desejo. É uma atitude.”( 1 )

O exercício de perdão é mais coração do que razão. É evidente que temos de ter vontade  e, esta,  depende de nossa racionalidade. Mas o fundamental, também, é deixar o coração de criança aflorar em nós e aquietar e harmonizar este sentimento dentro de nós. Perdoar da boca para fora é fácil, mas perdoar com a alma e coração, é muito difícil. Mas, digo sempre, NÃO É IMPOSSIVEL!!!

 Temos de exercitar o perdão, assim como o amor se constrói ao longo do tempo entre duas pessoas que se amam.
Temos que nos desapegar de nós mesmos!. Mudanças de pequenos  hábitos no dia a dia. Se mudarmos as pequenas coisas negativas em nós, a mudança maior ficará bem mais fácil. É uma questão de atitude mental.

Perdoar e receber o perdão implicam em conversão do coração, segundo os ensinamentos do Mestre Jesus!. Vejamos o exemplo na cruz de Jesus.
Ele sendo crucificado da maneira mais vil possível, Ele na cruz, pede ao Pai que perdoe os seus algozes, pois não sabiam o que estavam fazendo!!!

Confiramos no Evangelho de Lucas, capitulo 23, versículos 33 a 34: “Quando chegaram ao chamado “lugar da caveira”, aí crucificaram Jesus e os criminosos, um à sua direita e outro à sua esquerda. 34E Jesus dizia: “Pai, PERDOA-LHES! Eles não sabem o que estão fazendo!”. (grifos meus).

Jesus, sendo Deus, nos deu o exemplo.  Sendo assim, quem somos nós para negar o perdão a nosso próximo?

Consciente ou inconscientemente vamos sempre magoar alguém num determinado momento de nossas vidas. Exemplo comum disto, é detectado no ambiente de trabalho. Rixas pessoais entre departamentos; competições internas etc. O importante é não deixar que estas feridas se perpetuem dentro de nós. Tratamos rapidinho de nos livrar delas. Como? Perdoando sempre!!! Setenta vezes sete, diz o Mestre, o que, na linguagem dos judeus, significa o infinito. (para eles, o 7 é o número da perfeição!).

Meu irmão e minha irmã em Cristo, perdoar é DOAR, paz, serenidade, luz, harmonia, prosperidade, saúde física, mental espiritual, ao “outro” e principalmente a si mesmo!.

A paz interior que iremos sentir quando pedimos perdão ao outro,(ou damos o nosso perdão) é inimaginável!. É liberdade pura!; leveza interior!; é sensação profunda de tranqüilidade; é um verdadeiro elixir da longa vida; melhora até a pressão sanguínea e melhora também a liquidez de nossos neurotransmissores, tipo serotonina, dopamina; melhora, inclusive, o nosso sistema imunológico. A ciência quem diz!.

Sugestão: que, nesta semana santa, procuremos fazer uma revisão de vida; limpar a nossa alma e coração, de mágoas, raivas, rancores e comecemos uma vida nova, ressuscitada em Cristo Jesus!. Confessemos a Deus os nossos pecados para recebermos a Santa Eucaristia e sentir a Ressurreição de Cristo em nossas veias.
Vamos nessa???
====================================================

Fonte(1) Gotas de Cura Interior, Editora CN, pg. 62.
(*)autor é Escritor cristão, cantor e compositor em sp.sp. Acesse e divulgue o seu link evangelizador: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore ( texto inspirado em sp.sp., 17.04.2011, domingo, às 15,42 hrs. E concluído em 18/04/11)
====================================================


ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 18/04/2011
Reeditado em 20/04/2011
Código do texto: T2916059
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2479 textos (940109 leituras)
87 áudios (65992 audições)
1 e-livros (163 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/10/19 19:08)
ANTONI BIGCUORE