PERDOAR: O VERBO DA FELICIDADE!

Antoni BigCuore*

Você já conjugou este verbo alguma vez em sua vida? ( Eu perdôo, tu perdoas...etc). Certamente que sim! Pelo menos, alguma vez na vida toda pessoa deve tê-lo feito.

O exercício do perdão é realmente algo muito difícil de se praticar, mas não impossível!.

Dentro da lógica humana, nós sempre estamos dispostos a “pagar na mesma moeda”, alguma ofensa que alguém nos fez. Não é mesmo? O nosso instinto de conservação nos leva a isto. (é o nosso lado maligno da personalidade).

O saudoso PE.Leo, CN, em seu livro Gotas de Cura Interior, nos diz: “No exercício do perdão é fundamental reconhecer a necessidade de pedirmos desculpas aos que ofendemos. Se perdoar é uma arte difícil, pedir perdão é mais difícil ainda. Se perdoar exige uma decisão do coração e da vontade, pedir perdão exige arrependimento. E isso é algo que precisamos aprender com clareza e praticar com persistência.”

“O verdadeiro arrependimento, conforme Jesus ensinou, implica uma mudança de vida. O arrependimento vai muito alem do remorso ou da vergonha e ter sido descoberto no seu erro. A vergonha é conseqüência de um medo; o arrependimento é fruto de uma decisão. Como o perdão, o arrependimento vai muito alem do desejo. É uma atitude.”( 1 )

O exercício de perdão é mais coração do que razão. É evidente que temos de ter vontade e, esta, depende de nossa racionalidade. Mas o fundamental, também, é deixar o coração de criança aflorar em nós e aquietar e harmonizar este sentimento dentro de nós. Perdoar da boca para fora é fácil, mas perdoar com a alma e coração, é muito difícil. Mas, digo sempre, NÃO É IMPOSSIVEL!!!

Temos de exercitar o perdão, assim como o amor se constrói ao longo do tempo entre duas pessoas que se amam.

Temos que nos desapegar de nós mesmos!. Mudanças de pequenos hábitos no dia a dia. Se mudarmos as pequenas coisas negativas em nós, a mudança maior ficará bem mais fácil. É uma questão de atitude mental.

Perdoar e receber o perdão implicam em conversão do coração, segundo os ensinamentos do Mestre Jesus!. Vejamos o exemplo na cruz de Jesus.

Ele sendo crucificado da maneira mais vil possível, Ele na cruz, pede ao Pai que perdoe os seus algozes, pois não sabiam o que estavam fazendo!!!

Confiramos no Evangelho de Lucas, capitulo 23, versículos 33 a 34: “Quando chegaram ao chamado “lugar da caveira”, aí crucificaram Jesus e os criminosos, um à sua direita e outro à sua esquerda. 34E Jesus dizia: “Pai, PERDOA-LHES! Eles não sabem o que estão fazendo!”. (grifos meus).

Jesus, sendo Deus, nos deu o exemplo. Sendo assim, quem somos nós para negar o perdão a nosso próximo?

Consciente ou inconscientemente vamos sempre magoar alguém num determinado momento de nossas vidas. Exemplo comum disto, é detectado no ambiente de trabalho. Rixas pessoais entre departamentos; competições internas etc. O importante é não deixar que estas feridas se perpetuem dentro de nós. Tratamos rapidinho de nos livrar delas. Como? Perdoando sempre!!! Setenta vezes sete, diz o Mestre, o que, na linguagem dos judeus, significa o infinito. (para eles, o 7 é o número da perfeição!).

Meu irmão e minha irmã em Cristo, perdoar é DOAR, paz, serenidade, luz, harmonia, prosperidade, saúde física, mental espiritual, ao “outro” e principalmente a si mesmo!.

A paz interior que iremos sentir quando pedimos perdão ao outro,(ou damos o nosso perdão) é inimaginável!. É liberdade pura!; leveza interior!; é sensação profunda de tranqüilidade; é um verdadeiro elixir da longa vida; melhora até a pressão sanguínea e melhora também a liquidez de nossos neurotransmissores, tipo serotonina, dopamina; melhora, inclusive, o nosso sistema imunológico. A ciência quem diz!.

Sugestão: que, nesta semana santa, procuremos fazer uma revisão de vida; limpar a nossa alma e coração, de mágoas, raivas, rancores e comecemos uma vida nova, ressuscitada em Cristo Jesus!. Confessemos a Deus os nossos pecados para recebermos a Santa Eucaristia e sentir a Ressurreição de Cristo em nossas veias.

Vamos nessa???

====================================================

Fonte(1) Gotas de Cura Interior, Editora CN, pg. 62.

(*)autor é Escritor cristão, cantor e compositor em sp.sp. Acesse e divulgue o seu link evangelizador: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore ( texto inspirado em sp.sp., 17.04.2011, domingo, às 15,42 hrs. E concluído em 18/04/11)

====================================================