ANSIEDADE
não tô conseguindo ser feliz...
Recente matéria da Folha de São Paulo traz a notícia que a venda de ansiolíticos cresceu ennnoooorrrmmemente nos últimos anos.
Para ilustrar, consta da página depoimento de uma moça que toma o remédio à noite, para dormir, mas que não consegue desgrudar da caixinha de tarja preta durante todo o dia – e por isso leva as pílulas na bolsa para onde quer que vá.
É óbvio que certas pessoas precisam da prescrição de medicamentos, mas o que o jornal faz é alertar sobre o consumo – cada vez mais frequente – de calmantes por todas as pessoas.
Mas estou ansioso por quê?
Por que penso em 1.000 coisas ao mesmo tempo e não resolvo nada?
Estou agitado por quê?
Não durmo por qual razão?
Tenho receio de quê?
Os pensamentos giram, giram. A mente humana foi criada para buscar soluções, e é assim que nós – quando somos confrontados com os problemas – buscamos saídas ‘com as próprias mãos’.
Acontece que algumas questões estão fora do nosso alcance... E o futuro começa a parecer ameaçador, pois quero ter o controle, contudo sei que há múltiplos fatores envolvidos, que não dependem de mim...
O complexo de buscar metas muito elevadas – e com isso desgastar suas forças de forma inútil – começa no físico e avança para a mente (Hb 13:5). A pretensão de saber como Deus derrubou Eva no jardim do Éden (Gn 3:1-6).
Por outro lado, o complexo de levar em consideração a opinião alheia que, não sendo a de Deus, prejudica nosso pensar espiritual, nos põe para baixo. Lembre-se de Pedro que – acuado por pessoas e movido pelo ambiente – negou Jesus por 3 vezes.
Ainda, o complexo de medo, que acompanhou o povo de Israel por longos anos, desde a entrada de Canaã até o combate contra os filisteus, fez aquelas pessoas sofrerem em suas almas. O medo não tinha fundamento, pois estava só na cabeça, e os inimigos foram vencidos (ISm 17:48-58).
Por fim, o complexo da perfeição, que envolve pessoas que sempre acham que não fizeram o suficiente, e ficam insatisfeitas e lutam por algo que nem sequer é possível, esquecendo que mesmo Salomão recomendou que não fôssemos demasiadamente sábios ou justos, pois isto causa destruição (Ecle 7:16).
Se hoje sua mente anda confusa, e você sente a ansiedade tomar conta – literalmente – da situação, a resposta é colocar a mente sob outro domínio, que é aquele do Senhor do Universo, pois Ele conserva em paz os que têm a mente presa em Sua realidade (Isa 26:3).
Não tenha medo de nada. Deus está com você.
Deus Santo,
Tenho estado ansioso e inquieto com tanto pensamentos, sobre coisas que não tenho o controle. Peço que a sua paz tome conta da minha mente, e que eu experimente o que é ter a sua alegria neste dia. Peço que eu não desanime, mesmo que a ansiedade volte. Eu sei que minha melhora virá, mesmo que de pouco em pouco. Em nome de Jesus. Amém.
www.pastorelcio.com