Finados... É tempo de reconciliação com Deus!
“Mostrarás tu prodígios aos mortos ou os finados se levantarão para te louvar?”
(Salmos 88:10)
Observa-se que de acordo com as Sagradas Escrituras, finado é a pessoa falecida que não se levanta para louvar ao Senhor. Morte é o fim da vida natural, que resultou da queda em pecado, conforme instrução da Palavra.
Desde o princípio da vida, a partir da formação do homem, especialmente em Gênesis 2:17 e Romanos 5:12, respectivamente, nota-se a explicação do significado de morte.
“... mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”
“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”
Diante dessa leitura bíblica, percebe-se que o pecado conduz a pessoa à morte “porque o salário do pecado é a morte”, conforme Romanos 6:23.
Morte é a separação entre o espírito ou a alma e o corpo, segundo Eclesiastes 12:7, “o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.”
Para os salvos, isto é, os que se reconciliaram com Deus através do único Caminho que é Jesus Cristo, a morte é a passagem para a vida eterna com Cristo, assim exposta em 2 Coríntios 5:1:
“Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus.”
Para os não-salvos, ou seja, para aqueles que ainda não se reconciliaram com Deus, em Ezequiel 18:31-32, a Palavra mostra que morte, no sentido espiritual, é estar separado de Deus, vivendo debaixo do pecado, neste mundo dominado pelo maligno, “nas obras da carne, como a prostituição, a impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas”, segundo consta em Gálatas 5:19-21 e que Deus chama todos à conversão:
“Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós coração novo; pois, por que morreríeis, ó casa de Israel? Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Portanto, convertei-vos e vivei.”
Em Romanos 5:17 há uma declaração feita pelo apóstolo Paulo: “Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.”
E ainda em Romanos 6:23, o apóstolo Paulo pregou assim: “... mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Jesus disse claramente em João 14:6 “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”
Amado, faz-se necessário uma reconciliação com Deus através de Jesus Cristo. Busque-o enquanto é tempo, pois a segunda morte é estar separado de Deus para sempre, conforme Apocalipse 20:6 e 20:14, respectivamente, nos mostra:
“Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.”
“Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.”
E o Senhor transmite através da sua Palavra:
“Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho. Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (Apocalipse 21:6-8)
Somente os vivos louvam ao Soberano Deus:
“Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!”
(Salmos 150:6).