Quem me dera voltar ao passado...
 (tudo seria diferente...)

Seria muito bom se pudéssemos viver uma alegria constante, algo do tipo vivido por crianças despreocupadas, razão provável para nos lembrarmos da infância como uma época feliz.

Mas mesmo esse refúgio temporal não é - de modo absoluto - assim tão insento, pois sabemos que muitos nunca desfrutaram do conforto de um lar estável e amoroso. Ao contrário, algumas pessoas não guardam boas recordações, seja pela forma como foram criadas, seja por situações de carência e embates.

Pessoalmente, como fiquei órfão aos seis anos e morei em orfanatos, tive minhas dificuldades. Contudo, sempre contei com o apoio especial de minha mãe, e por isso posso dizer que meus primeiros anos mesclam lembranças de pesar e satisfação, com ganho para essas últimas.

Via de regra, contudo, ao longo da existência, temos de ficar lado a lado com CIRCUNSTÂNCIAS NEGATIVAS, pois mesmo o sábio Salomão vaticina o que é a vida, dizendo que há tempo para chorar e para sorrir (Ecl 3:4).

Também Jesus descreveu a condição que nos é oferecida neste planeta, dando resposta de superação:

"No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (Jo 16:33).

Diante disso encontramos o homem vivendo em conflito permanente com seu semelhante e consigo mesmo. Vemos pessoas lutando contra sentimentos do passado, contra fatos do presente, numa perspectiva que lança longe qualquer esperança futura. E quando partem na busca de uma reposta, somente encontram novas perguntas, mais dificuldades e aborrecimentos, geradores de tristezas, angústia e até depressão.

Se hoje você enfrenta dificuldades interiores, ou se também tem de degladiar com oposição externa, saiba que Deus existe. Sim, Deus existe e sabe todos os detalhes do que lhe aflige. A bem da verdade, Ele sabe bem  mais que você e é o único que pode lhe oferecer SOLUÇÃO.

Jesus identifica a tristeza e os problemas como algo passageiro, que pode ser superado pela eliminação - em primeiro lugar - de sentimentos negativos, a partir de uma aproximação espiritual, havendo ainda lugar para a superveniência de um fato positivo maior:

"Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a VOSSA TRISTEZA SE CONVERTERÁ EM ALEGRIA". (Jo 16:20)

Supere as emoções pelo exercício do fruto do Espírito, onde a temperança e o gozo de Deus têm muito mais poder que qualquer angústia (Gal 5:22).

Se você tem dificuldade para falar com Deus, faça esta oração:

"Deus, estou vivendo em constante conflito e não encontro resposta em nada. Tenho estado confuso e sem esperanças. Meus pensamentos são sempre negativos e não me sinto bem. Por isso peço: muda meu coração e que eu tenha um nova perspectiva. Aumenta minha fé, e se eu nunca dei importância antes, que agora eu passe a crer em Ti. Em Nome de Jesus, Amém."


www.pastorelcio.com