SOBRE BRIGAS, SUSTOS E MEDOS
Relatos de sustos, brigas constantes, maus tratos, brincadeiras impróprias, ou mesmo a ausência de afeto e atenção são comuns quando conversamos – francamente – sobre os primeiros anos da vida de uma pessoa.
Bem por isso, quando um profissional inicia sessões de terapia, via de regra, ele pede ao paciente que relate aquilo que o afligiu em tempos passados.
E quanta coisa vem à tona se nos pusermos a avaliar situações que, algumas vezes, estão ali incomodando, mas a gente finge que não é bem assim.
Como especialista em planejamento de transportes, participei de muitos projetos, dentre eles um que contava com certo empréstimo do Banco Mundial para o Distrito Federal em torno de meio bilhão de dólares.
Em sua visita técnica, os especialistas da instituição disseram que as obras - que incluíam a pavimentação de toda malha usada pelos ônibus - tinham três pontos prioritários, que eram: drenagem, drenagem e drenagem.
Parece um chavão um tanto ilógico, mas fazia todo sentido técnico de engenharia, como também faz sentido para nossa vida, pois construir sem sanear os problemas antigos é perda de tempo e de investimentos.
Ora, muita gente – muita mesmo – já sofreu, ou ainda sofre, experiências negativas. E é verdade também que uma criança sofre mais ainda, pois vive momentos onde as marcas são mais profundas e letais, e demoram a cicatrizar.
Pessoalmente sei o que isso representa, pois tive uma infância de muita pobreza, e não faltaram os "tais bem sucedidos" que usavam a desgraça alheia para se fazerem importantes.
Diante disso, e por outras razões que o espaço não permite relatar, cheguei à juventude movido por uma sensação de ameaça, e também da convicção de que não poderia superar os desafios da vida, pois não estava capacitado.
Mas não foi bem assim. Para minha felicidade, um dia Deus, conversando comigo em pleno Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo, disse: Não pense que não é capaz, deixe para trás o passado. Aquilo que você quiser realizar eu o ajudarei a alcançar.
A promessa era real e os resultados verdadeiros, pois, embora não seja uma pessoa muito ligada a resultados materiais, tive sucesso em cada uma das minhas empreitadas, tal qual preconiza Davi em seu primeiro Salmo (Salmos 1:1-6).
Caso você esteja sentindo o peso de antigos ferimentos emocionais, perda de entes queridos, medos incutidos na infância, isolamento, situações de humilhação, saiba que está na hora de ouvir a voz do Criador, e jogar tudo isto fora, sabendo que você é importante para Ele, e tudo pode por meio de sua força (Filipenses 4:13).
...
Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar...
Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, ...
...E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o Senhor para te livrar
Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque aonde quer que eu te enviar, irás... (Jeremias 1: 1-19)www.pastorelcio.com