7 dicas para um
2010 melhor (e mais feliz...)
Quase que de forma automática, quando chega o fim de dezembro, fazemos um balanço sobre o que aconteceu e desejamos uma etapa mais produtiva e agradável para o ano que está para nascer.
Até certo ponto, tudo bem. Mas devemos ter em mente que 2010 se afigura uma tela branca, sem um risco sequer, e não seria vantagem começar a usá-la mediante a inserção de rabiscos do passado.
Quanta decepção e frustração permearam 2009? E o que dizer de discussões sem sentido, de palavras cortantes que poderiam ter sido evitadas? Quantas escolhas erradas?
Tudo isso pode – e deve – ficar longe de 2010.
Para tanto, seria adequado mudar algumas atitudes, e começar a agir e pensar de outra forma.
Aí vão algumas dicas para essa nova etapa:
1. Não leve para o novo ano qualquer dos eventos do passado, pois eles não realizam ou agregam, e se tornam pesos mortos, difíceis de carregar (Isa 43:18-19).
2. Aceite o fato de que tudo é possível para aquele que acredita, mas os resultados nascem em sua mente, tal qual o salto em distância toma forma antes que o atleta comece a correr.
3. Afaste de sua vida os antigos medos, rancores e desconfianças. As pessoas não são suas inimigas, somente agem com a mesma fragilidade que você. Amá-las torna nuvens cinzas em arco-íris (I Jo 4:18).
4. Perdoe aqueles o magoaram, tiraram algo de você. Jogue fora todos os planos de vingança. A raiz de amargura não vai machucar nem enfraquecer os seus opositores, mas irá reduzir – isso sim – a sua capacidade de criar, sonhar e viver (Hb 12:15).
5. Viva cada dia como se fosse único, extraindo dele o melhor, pois, a rigor, não existe um ano, um mês, uma semana, mas dias, horas, minutos e segundos, que devem se aproveitados (Sl 118:24).
6. Seja grato em relação a cada pequena coisa, e nunca deixe de apreciar o sol, a luz, as estrelas e a maravilha da criação, que mostram a glória do Eterno (Sl 19:1).
7. Escolha parceiros certos, dos quais o mais positivo é o próprio Deus, que não nos chama de servos, mas de amigos (Jo15:1-27).
Transforme este ano de 2010 no primeiro passo para uma década muito abençoada e feliz, pois é pela sabedoria do hoje que construímos o nosso amanhã:
Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. (Salmos 90:12).