ADEUS, sra. Mágoa..!
(Vamos buscar nova chance?)
Há poucos dias uma pessoa me escreveu, via e-mail. Ela contava sua imensa dificuldade em esquecer recordações de ferimentos antigos, o que servia de de motivo para mais tristeza.
Ora, o fato da gente fingir que nada aconteceu não ajuda, e a “Sra. Mágoa” se torna um “pequeno monstro”, que vem todos os dias relatar o que aconteceu, tintim por tintim.
Seguramente este não é um problema incomum, pois muitos lutam com ele, por isso quero contar aqui uma experiência pessoal.
Anos atrás - como engenheiro civil - construí uma grande igreja e a certa altura ela teve um problema de recalque* de fundações, o que de início me intrigou, pois os cálculos estavam corretos.
Em suma, havia um desnivelamento, e a análise local mostrou que folhas secas haviam se acumulado no tubulão e, ao se deteriorarem, permitiram a acomodação e o recalque.
Umas meras folhas mortas..!
As lembranças de antigas tristezas, ódios e frustrações são como folhas secas que, com o tempo, produzem ajustes negativos que ameaçam a nossa estabilidade.
Certamente no caso da obra civil não houve alternativa senão reforçar as fundações, mas no campo da vida podemos tomar uma providência interessante.
Imagine que as folhas estão em seu coração, que é um vaso de cristal, de boca bem estreita, de modo que não há como colocar a mão e retirá-las.
Encha então este vaso com um azeite, bem denso, e vai descobrir que as folhas, em geral soltas, irão subir com ele e cairão fora.
Não dê mais ouvido à “Sra. Mágoa”. Tampouco busque soluções radicais. Também não é boa saída sair descontando a frustração nos outros.
Encha o espaço de sua vida com “o azeite” do entusiasmo, da esperança, do amor. Olhe para novos horizontes, tenha novos ideais, pratique a fé e a solidariedade. Mas, principalmente, viva na presença de Deus, e as folhas tristes do passado cairão fora.
Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Efésios 4:32)
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito (Efésios 6:18).
*Rebaixamento da terra ou da parede após a construção da obra. - Fonte Dicionário Aurélio
pastorelcio2007@yahoo.com.br
www.pastorelcio.com