AS VOLTAS DA VIDA

A vida dá muitas voltas. E a gente vai vivendo e nem sempre percebe que o tempo passou, mudaram-se as situações, os tempos são outros, novos conceitos, novas idéias...

A vida dá muitas voltas e a gente pensando que ainda está ocupando o mesmo lugar. Às vezes assistimos de camarote a vida passar e não reagimos. Somos meros expectadores de um futuro incerto que vai engolindo a gente, tragando nossas energias e tornando-nos autômatos alienados de um sistema que nos domina.

Outras vezes, somos agentes de nossa própria condição de ser e contribuímos – para o bem ou para o mal – para nos tornarmos tudo o que a vida vai fazendo da gente...

Há quem lute desesperadamente contra uma coisa que chama destino. Acredita nisto e quer desatar o nó que vai sendo dado por forças ocultas que ele desconhece. Há uma incongruência nisto, uma contradição. Se o destino existe não há o que fazer, basta resignar-se.

Resignar-se como muitos que cruzam os braços esperando a vida fazer deles o que tem de ser feito. Estes são os vegetativos que se tornam meros expectadores da história, vendo a caravana passar enquanto os cães ladram furiosamente.

Mas há os que não acreditam em destino e entendem que o próprio ser humano é capaz o suficiente de comandar os caminhos de sua vida. Estes sonham, alimentam esperanças, projetam diretrizes de atuação, planejam estratégias e lançam-se com fé na concretização de seus ideais.

Sim, a vida dá muitas voltas. A vida é um ir e vir constante. Um devir estimulante na busca do vir a ser. Tornar-se. Eis o que o homem deve buscar e lutar. Tornar-se o que ainda não é, mas sonha ser. Construir. A vida dá voltas e sempre nas voltas da vida há oportunidades. É preciso segurar na cauda deste cometa que passando apresenta chances de virada, de conquista. Não deixe as oportunidades escorrerem por entre seus dedos. Segure-as firme e faça da sua vida uma realidade feliz!

Jess
Enviado por Jess em 11/06/2006
Código do texto: T173318