Cabala

Cabala

No estudo atual iremos narrar de uma assunto pouco difundido na classe social mais humilde. Porém de grande destaque na classe alta. O tema é Cabala (também Kabbalah, Qabbala, cabbala, cabbalah, kabala, kabalah, kabbala) é um sistema religioso filosófico que reivindica o discernimento da natureza divina. Kabbalah (קבלה QBLH) é uma palavra em hebreu que significa recepção. É a mística judaica.

A "Cabala" é uma doutrina esotérica que diz respeito a Deus e o Universo, sendo afirmado que nos chegou como uma revelação para eleger santos de um passado remoto, e preservada apenas por alguns privilegiados.

A Palavra de Deus por sua vez tem resposta para todas as indagações materiais e espirituais.Vejamos o que o Apostolo João citou.

II – João 1:11

Se alguem vem ter convosco, e não tra esta doutrina (que é a Bíblia), não o recebais em casa, nem tão pouco o saudeis.

O Aposto Paulo escrevendo aos Galatas citou

Galatas 1:8

Mas ainda que nós mesmo ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anatema.

Sendo assim entendemos que existem muitas heresias pelo mundo, que por incrivel que pareça os herejes que as criou, baseou-se na Bíblia Sagrada para confundir aos que não teem conhecimento da mesma. De forma que o Apostolo Paulo escrevendo aos Galatas fez quetão de elucidar que pode aparecer uma anjo do Céu para pregar o evangelho; mas se não for inpirado por Deus, não deis credito. Seja anatema (Excomungado, maldito, amaldiçoado).

Tansformou-se em objeto de estudo sistemático do eleito, chamado o "baale ha-kabbalah-kabbalah" (בעלי הקבלה "possuidores ou mestres da Cabala "). Os estudantes da Cabala tornaram-se mais tarde conhecidos como "maskilim" (משכילים "o iniciado"). Do décimo terceiro século para frente ramificou-se em uma literatura extensiva, ao lado e frequentemente na oposição ao Talmud.

Grande parte das formas de Cabala ensinam que cada letra, palavra, número, e acento da Escritura contêm um sentido escondido; e ensina os métodos de interpretação para verificar esses significados ocultos.

II - A Bíblia foi inspirada por Deus para dar orientação ao homem de como fazer para não errar diante dos outros e está na presença do Senhor. Não existe nada nela que seja oculto. Sabendo que cada profecia acontece no seu devido periodo e o homem na sua natureza carnal jamais terá condição de interpreta-la. Por sua vez, quando exite uma comhão com Jesus, o entendimento começa a se abrir e o ser humano entende o que realmete Deus quer de cada um.

Pedro 1:20-21

Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirado pelo Espirito Santo.

Quanto as coisas ocultas do universo, elas não tem nenhuma relação com a vida espiritual dos homens. Fazem parte dos mistérios de Deus que por razão pessoal Ele não quer nos revelar. De maneira que devemos aceitar os designos do Senhor, porque nenhuma criatura deve questionar com o seu Criador. Conquato que se ele quiser revelar, tudo bem, é um direito que Ele tem de confiar em quem quer dar os creditos.

Deutronomio 29:29

As coisas encobertas são para o Senhor nosso Deus, porém as reveladas são para nós e para os nossos filhos para sempre, para cumpri todas as palavras da lei.

Romanos 2:3

Porque pela graça, que me é dada, digo a cada um de vós que não saiba mais do que conven saber, mas que saiba com temperança conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

Daniel 2:21-22

Deus muda os tempos e as horas; Ele remove os reis e estabelece os reis, Ele da sabedoria aos sabios e ciencia aos entendidos.

Ele revela o profundo e o escondido, conhece o que está em trevas, e com Ele mora a luz.

Amos 3:7

Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma sem antes ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

Do Antigo ao Novo Testamento, estão escritos versiculos que mostram a beniguidade de Deus ao nosso favor, nos entregando toda a sapiencia necessaria para enfrentamos os séculos. E jamais ficamos sem respostas para o nosso anseio, e que passar dos contextos Bíblicos é uma mera especulação.

III - Cabala e Adivanhação

Um pequeno número de Cabalistas tentou predizer acontecimentos pela cabala. A palavra passou a ser usada como referência às ciências secretas em geral, à arte mística, ou ao mistério.

Depois disso, a palavra cabala veio a significar uma associação secreta de uns poucos indivíduos que buscam obter posição e poder por meio de práticas astuciosas.

Outros termos que originalmente se referiam a associações religiosas mas que passaram a se referir de alguma forma a comportamentos perigosos e suspeitos incluem fanático, assassino, e brutamontes.

A Bíblia diz:

Jeremias 27:9

E não deis ouvidos aos vossos profetas, e aos adivinhos, e aos vossos sonhos, e aos vosso agoreiros, e aos vossos encantadores, que vos falam, dizendo: Não servireis o rei de Babilonia.

Jeremias 29:8-9

Porque assim diz o Senhor dos Exercitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas, que estão no meio de vós, nem os vossos advinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos, que sonhais

Porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; não os enviei, diz o Senhor.

São muitos os versiculos que condenam aqueles que tentam fazer da Palavra de Deus um guia de beneficio para si mesmo. Fiz questão de citar apenas dois do Antigo Testamento pelo fato dos Judeus referenciarem o tal como guia pratico para rotina diária.

IV - Cabala e a Tradição Esotérica Ocidental

A Tradição Esotérica Ocidental (ou Hermética) é a maior precursora dos movimentos do Neo-Paganismo e da Nova Era, que existem de diversas formas atualmente, estando fortemente intrincados com muitos dos aspectos da Cabala. Muito foi alterado de sua raiz Judaica, devido à prática esotérica comum do sincretismo. Todavia a essência da tradição está reconhecidamente presente.

A Cabala “Hermética”, como é muitas vezes denominada, provavelmente alcançou seu apogeu na “Ordem Hermética do Alvorecer Dourado” (Hermetic Order of the Golden Dawn), uma organização que foi sem sombra de dúvida o ápice da Magia Cerimonial (ou dependendo do referencial, o declínio à decadência). Na “Alvorecer Dourado”, princípios Cabalísticos como as dez emanações (Sephirah), foram fundidas com deidades Gregas e Egípcias, o sistema Enochiano da magia angelical de John Dee, e certos conceitos (particularmente Hinduístas e Budistas) da estrutura organizacional estilo esotérico- (Masonica ou Rosacruz).

Muitos rituais da Alvorecer Dourado foram expostos pelo legendário ocultista Aleister Crowley e foram eventualmente compiladas em formato de Livro, por Israel Regardie, autor de certa notoriedade.

Crowley deixou sua marca no uso da Cabala, em vários de seus escritos; destes, talvez o mais ilustrativo seja Líber 777. Este livro é basicamente um conjunto de tabelas relacionadas: às várias partes das cerimônias de magias religiosas orientais e ocidentais; a trinta e dois números que representam as dez esferas e vinte e dois caminhos da Arvore da Vida Cabalística.

A Bíblia diz:

Isaias 47:13

Cansaste-te na multidão dos teus conselhos; levantam-se pois agora os agoreiros dos déus os que contemplam os astros, os prognosticadores das luas novas, e salvem-te do que há de vir.

II – Reis 23:24

E tambem os advinhos e os feiticeiros, e os terafins e os idolos, e toda as abominações que se viram na terra de Judá e em Jerusalem, os extipou Josias, para confirmar as palavras que estavam escritas no Livro que o sacedote Hilquias achara na Casa do Senhor.

O homem não pode interpetar a Bílbia com calculos naturais, nem tão pouco tentar advinha com númerologia interminaveis que jamais cessam. A Palavra de Deus é um Livro Espiritual, somente com ação do Espirito Santo é que podemos entende-lo. Não adianta usar subtefugios canais tantando ser sábio aos olhos da humanidade. Isso irá levar essas pessoas a destruição.

Vejamos o que Deus revela:

Genesis 40:8-9

Eles disseram: Temos sonhado um sonho, e ninguem há que o interprete. E José disse-lhes: Não são de Deus as Interpretações? Contai-mo, peço-vos.

Eclesiastes 8:1-2

Quem é como sabio? Quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto muda.

Eu digo: Observa o mandamento do rei, e isso em consideração para com o juramento de Deus.

Hebreus 5:11-12

Do qual muito temos que dizer, de dificil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir.

Porque devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e haveis feitos tais que necessiais de leite, e não de solido mantimento.

Como falei no pricipio, toda heresia tem a sua inpiritação na Bíblia Sagrada, não por Deus tê-la feito com falhas. Mas por causa dos homens satanicos que destorcem o Livro de Deus para destruir a humanidade, distanciando aos leigo e especialmente aqueles que estão insatisfeitos com os mandamentos celestiais. Isso porque as suas vidas não condizem com as recomendações do Espirito Santo, de maneira que eles criam uma tradução que massageia o ego pecaminoso dos que levam a sua exitencia segundo o desejo da carne.

Entretando ainda é tempo de fazer um retocesso diante do Senhor e voutar-se para a boa e agradavel vontate de Jesus Cristo. E como recompensa, receber paz e prosperidade nessa vida com a eternidade ao lado de Deus.

Jesus te ama.

Pastor Robson Colaço de Lucena

Visite o site: http://www.missaoamerica.com.br