COMO começar DE NOVO ??
A tristeza às vezes é tão forte...
Vivemos dias de agitação financeira e muitas entidades “tradicionais” simplesmente fecharam suas portas, num desencadeamento de ameaças.
A falência nunca deixa de ser um “fantasma” para os que rondam todos os industriais e comerciantes, mesmo os prósperos, mas esteja certo de que a perda material de milhões de dólares pode ser ainda pequena se comparada com as falências morais, pessoais, familiares e espirituais.
Já enfrentei danos com empresas das quais era associado que, de uma hora para outra, fecharam as portas. Conheço, ainda, os aborrecimentos de planos econômicos que levaram poupanças inteiras, e, embora Deus não tenha permitido que jamais ficasse desempregado desde os meus dez anos de idade, passei pelo encerramento de firmas e pela extinção de entidades para as quais prestava serviço como engenheiro civil.
No que tange às perdas de natureza mais subjetiva, tenho sido poupado da maior parte delas, mas também tenho plena ciência dos seus impactos, em face dos aconselhamentos e apoio que ofereci a centenas de pessoas, ao longo dos anos.
É possível que meu leitor esteja enfrentando uma dessas falências interiores e considere impossível reerguer a cabeça, COMEÇAR DE NOVO, superar os danos e as tristezas e voltar a brilhar em qualquer campo de sua vida.
Naturalmente não quero minimizar o sofrimento de quem quer que seja, nem partir do princípio teórico de que “todos devem ser otimistas e avançar”, e bater nas costas do que está caído e meramente dizer: “Hei! Ânimo!”, pois falar é fácil, difícil é fazer.
A questão chave, que apliquei em minha vida nos momentos de desafios, é que não devo pensar naquilo que me levou à falência, nem admitir a hipótese de que estou sozinho, mesmo que os “amigos” tenham dado o fora.
O melhor e mais qualificado amigo que eu posso ter é Deus, e Ele tem uma série de considerações para comigo:
1.Ele não me esquece, mesmo que todos o façam: “Pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de modo que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti.”(Isa 49:15).
2.Tudo lhe é possível, de modo que o tamanho de problema é algo que nunca o impedirá de me apoiar com mais do que posso sequer imaginar: “Pois para Deus nada é impossível.” (Lc 1:37); “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,” (Ef 3:20).
3.A proposta divina é começar tudo outra vez, e lhe dar algo novo, criando rios onde hoje dominam desertos: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.” “Vede, eu faço uma coisa nova, que está saindo à luz; não a percebeis? Porei um caminho no deserto, e rios no ermo.” (Isa 42:18-19).
A falência de alguém que teme a Deus, e O respeita como tal, não é o fim da jornada, mas somente um intervalo:
.....pois sete vezes cairá o justo, e se levantará.... (Provérbios 24:16).
WWW.PASTORELCIO.COM
TEXTO DE AUTORIA DE PASTOR ELCIO LOURENÇO. PASTOR DESDE 1968.