Resposta a Celine
Sinto tanto ter sido injusta com você, cara Celine. Não estou me reconhecendo, não sei por onde começar. As lágrimas mancham as bordas do papel, o coração aperta, as palavras se embaralham. Reconheço já ter afastado muitas pessoas ao remoer esse trauma em looping infinito, o pensamento intrusivo imbuído a destruir todas as chances de recomeçar.
Todos os conselhos visam enxergar um ponto da realidade ainda embaçado, ignorado; sua função de amiga foi cumprida com louvor. Superar um abuso não é tarefa simples, estão em questão certos mecanismos os quais sou leiga demais para acionar, assim como você não pode, nem deve carregar minhas dores nas suas costas, você precisa de energia para cuidar das suas próprias angústias.
Às vezes peso a mão na hora de escrever. Nos últimos anos, minhas histórias tentam reviver aqueles tempos sombrios e param, como um relógio quebrado às 11 e pouco da manhã de quarta-feira. Ainda que não seja intencional, sinto raiva de todos que não vivenciaram aquela situação, semelhante humilhação, porém, meu sofrimento não justifica magoar as pessoas por quem nutro profundo apreço.
Você é uma jovem admirável por possuir uma força interior para enfrentar as adversidades e perdas ao longo do caminho, por não se permitir influenciar pelo egoísmo e compartilhar bondade, aberta para aprender e ensinar, errar, perdoar, ser perdoada, por saber amar em tempos os quais demonstrar sentimentos te torna “emocionada”. Não sacrifique sua essência para ser aceita em um lugar que não foi feito para você.
Pode ser que hoje você ainda esteja longe de quem sonha em ser, contudo, seja o melhor que puder e souber ser, Deus nunca te desamparará. Uma pessoa de caráter idôneo jamais ficará sozinha, você nasceu para ser luz nas vidas de muitas pessoas, a florzinha de voz calma, cadenciada e doce, que, mais do que ler poesia, é a própria obra de arte, a preferida do Pai; não nasceu para estar no padrão, é o próprio padrão.
Se uma estrelinha assim se apagar antes do tempo, o céu do sertão será mais triste e solitário, a lua perderá uma grande companheira. Tire os sonhos do papel, levante a cabeça, ignore os insultos, dobre os joelhos, mas para falar com o Pai. Quando a luta estiver muito complicada e desafiadora, não se envergonhe em pedir colo, mesmo as mulheres de fibra precisam de alguma vulnerabilidade para buscar o equilíbrio.
Obrigada pelo puxão de orelha. Meus textos estão muito amargos, sombrios, depressivos e agressivos, foi como se de repente — ou nem tanto assim —, as palavras se tornassem munições e não mais as sementes de outrora. Esse chacoalhar se faz necessário para repensar sobre os rumos que estou tomando, atitude esperada de uma verdadeira amiga, de uma pessoa que espero ter por perto sempre.
Espero que um dia você consiga me perdoar e mostrar sua grandeza, cara Celine. Tenho um longo caminho para evoluir e desenvolver o discernimento que você ainda tão jovem já possui. Obrigada por ter colocado o espelho diante do meu rosto, para me acordar para a vida.