FILMES EDUCATIVOS e Vídeo de testemunhos interessantes e um ensinamento de uma cadeirante.

Gente é tudo igual

Leia o interessante comentário que a ministra Carmém Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, fez sobre o art. 1º da Declaração dos Direitos Humanos, que trata da igualdade e da dignidade de todos os seres humanos.

Gente é tudo igual. Tudo igual. Mesmo tendo cada um a sua diferença. Gente não muda. Muda o invólucro. O miolo, igual. Gente quer ser feliz, tem medos, esperanças e esperas. Que cada qual vive a seu modo. Lida com as agonias de um jeito único, só seu. Mas o sofrimento é sofrido igual. A alegria, sente-se igual" (ROCHA, 2004, p. 13)

______________

http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Frame/Component/CoursePlayer?enrollmentid=1129541&itemid=IB06E

Carregado 3 de 3 (3.98MB)

1442605037331.jpg

1442605037739.jpg

VID-20150919-WA0000[1].3gp NIS

Aos Educadores - meu apreço e a todos meu reconhecimento cotidiano...

Boa noite! Bom dia! Boa tarde! Bom trabalho! Bom descanso!

"A emoção me faz chorar e a tristeza me faz crescer..."

Lindo testemunho de uma cadeirante - mulher, mãe, esposa, cristã, pessoa sensível, sábia e encantadora, que diz que não são os fatos que nos determinam , mas o modo como nos posicionamos na vida como enfrentamento das adversidade e contradições...

Aos meus amigos que vêm acreditando em mim, mesmo quando tenho algum momento de fracasso e demonstro coragem de recomeçar, graças a Deus, ao Manto Azul de Nossa Senhora, ao meu querido São José, ao desígnio de Deus colocando pessoas um tanto corajosas e educadoras em meu contraditório e sinuoso (não suntuoso) caminho de aperfeiçoamento como gente e professor.

Quero contribuir melhor não obstante meus pecados e falhas... E no fim poder ainda acreditar que o mundo será melhor com cada um de nós a sua frente. Perdoem-me e ajudem-me e o dia renascerá. O sol é Deus e nos suas fagulhas.

Sinceramente!

João Bosco

Subject: VIDEOS INTERESSANTES

Date: Wed, 30 Sep 2015 00:31:06 +0300

______________________

Sugestões de filmes

Dica de filmes sobre direitos humanos.

Professor, é fundamental que seus alunos saibam o que são Direitos Humanos. Cabe a você ajudar a sensibilizá-los para esses direitos.

Nesse sentido, o cinema é uma linguagem poderosa. O ensino e a reflexão de diversos temas, com a utilização de filmes, é uma experiência envolvente e de êxito.*

Filmes sugeridos

A Lista de Schindler (Steven Spielberg, 1993), Amistad (Steven Spielberg, 1997), Hotel Ruanda (Terry George, 2004), O Pianista (Roman Polanski, 2002), A Missão (Roland Joffé, 1986), Um Grito de Liberdade (Richard Attenborough, 1987),Gandhi (Richard Attenborough, 1982), Lincoln (Steven Spielberg, 2012), O Sol É para Todos (Robert Mulligan, 1962), O Jardineiro Fiel (Fernando Meirelles, 2005), Diamante de Sangue (Edward Zwick, 2006), Mandela – Um Grito de Liberdade(Richard Attenborough, 2008), Gritos do Silêncio (Roland Joffé, 1984), A Onda (Dennis Gansel, 2008).

Leituras Complementares 1

ARIES, Phillippe. História Social da Criança e da Família. São Paulo, LTC, 2006.

ADORNO, Theodor. "Educação Pos-Auschwitz". In: Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 4ª edição. São Paulo: Saraiva, 2005.

LOPES, José Reinaldo de Lima. Direitos sociais. São Paulo: Método, 2006.

PINSKY, Jaime e PINSKY, Carla Bassanezi. História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.

TRINDADE José Damião de Lima. História social dos direitos humanos. São Paulo: Petrópolis, 2002.

Leituras Complementares 2

Na internet:

"O que são Direitos Humanos", Eduardo R. Rabenhorst. Disponível em:

http://www.cchla.ufpb.br/redhbrasil/wp-content/uploads/2014/04/O-QUE-SÃO-DIREITOS-HUMANOS.pdf

"O sujeito dos Direitos Humanos", Marconi Pequeno. Disponível em

http://gajop.org.br/justicacidada/wp-content/uploads/3.sujeito_dos_dh_marconi.pdf

"O fundamento dos Direitos Humanos", Marconi Pequeno, disponível em

http://www.cchla.ufpb.br/redhbrasil/wp-content/uploads/2014/04/O-FUNDAMENTO-DOS-DIREITOS-HUMANOS.pdf

"Liberdade, Igualdade e Fraternidade na construção dos Direitos Humanos", Giuseppe Tosi, disponível em:

http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/liberdade-igualdade-e-fraternidade-na-construção-dos-direitos-humanos

"O significado e as consequências da Declaração Universal de 1948", Giuseppe Tosi. Disponível em:

http://gajop.org.br/justicacidada/wp-content/uploads/6.o_significado_dudh_tosi.pdf

Na internet

Educador, aqui são indicados alguns vídeos sobre o tema do módulo.

A diversidade na escola – Salto reportagem. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LYKJ9KLytp8 . Acesso em: 10 mar. 2015.

A infância negra no Brasil – Salto reportagem. Disponível em: http://ambiente.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudo/exibir/id/2649. Acesso em: 10 mar. 2015.

Edição especial: O impacto do racismo na educação – Salto para o futuro. Disponível em: http://arquivo.geledes.org.br/areas-de-atuacao/educacao/14846-salto-para-o-futuro-discute-impacto-do-racismo-na-educacao. Acesso em: 10 mar. 2015.

Edição especial: Por uma pedagogia dos indicadores sociais – Salto para o futuro. Disponível em:http://tvbrasil.ebc.com.br/saltoparaofuturo/episodio/edicao-especial-por-uma-pedagogia-dos-indicadores-sociais. Acesso em: 10 mar. 2015.

Entrevista com a Professora Roseli Fishmann, da Faculdade de Educação da USP sobre ensino religioso. Disponível em:http://univesptv.cmais.com.br/educacao-brasileira-69-ensino-religioso-planejamento-escolar. Acesso em: 10 mar. 2015.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 05/10/2015
Reeditado em 13/10/2015
Código do texto: T5404677
Classificação de conteúdo: seguro