Os 20 Anos do Duplix
O Poetrix foi criado em 1999, e nos anos 2000 ocorreu a organização do Movimento Internacional Poetrix (MIP), formado por poetrixtas engajados na disseminação e promoção do gênero. Esse grupo de poetas se dedicou ao estudo aprofundado da forma e ao desenvolvimento do Poetrix. Assim, eles elaboraram a Bula Poetrix, que consiste no conjunto de normas técnicas que orientam a composição do terceto.
Podemos afirmar que o Poetrix evoluiu rapidamente, acompanhando o aumento do número de poetas adeptos não apenas no Brasil, mas também no exterior. Mais tarde, o MIP se transformou na Academia Internacional Poetrix (AIP) e, em 2022, elaborou as "Novas Diretrizes", reforçando a "Bula Poetrix" e aprimorando tanto o formato quanto o conteúdo do Poetrix, conferindo mais beleza e elegância a esse poema nobre desde seu nascimento.
Como mencionado, o Poetrix surgiu na década de 90, criado por Goulart Gomes, mas em 2005 apareceu o Duplix, criado por Pedro Cardoso, uma figura de grande importância para o gênero poetrixtico. Sempre inquieto desde a infância, ele nunca parou de brincar e aprender; foi brincando um pouco e estudando muito que criou o Duplix, com auxílio da escritora Tê Soares. Juntos, dedicavam-se à escrita e à busca por novas formas de expressão. Tê escrevia os versos, Pedro dava o título. Inúmeras vezes repetiram esse processo até que a brincadeira evoluiu: Tê Soares escrevia o Poetrix, Pedro Cardoso interagia, começou a estudar o processo de intertextualidade no Poetrix. Assim, decidiu fundir seus Poetrix aos de Tê, de forma que, ao juntá-los, se transformavam em um só.
O interessante é que os Duplix podem ser lidos em conjunto e separadamente, devendo fazer sentido em ambas as situações para serem considerados verdadeiros Duplix. Caso contrário, não se configura o casamento desejado.
Pedro Cardoso apresentou então o Duplix ao mundo, enfrentando críticas e desafios. Pedro, longe de se abater, encarou as adversidades, estudou, brincou e produziu mais. Seu comportamento lembra o de muitos gênios ao longo da história da humanidade, que eram considerados loucos, mas acabaram trazendo benefícios à sociedade.
Atualmente, os poetrixtas que inicialmente criticaram, estão compondo Duplix, gerando belas composições nas diversas plataformas virtuais, como o Recanto das Letras.
A história do Duplix se assemelha à do próprio Poetrix em seus primórdios. Goulart Gomes enfrentou duras críticas de críticos desinformados, mas quanto mais tentavam desmerecê-lo, mais o gênero se tornava querido na literatura contemporânea.