Mensagem de Parabéns pelos 69 Anos de História Educacional Transformadora

Hoje celebramos 69 anos de uma história educacional que não apenas formou profissionais, mas também transformou vidas e comunidades inteiras. Essa saga começou em 1955, com o sonho da antiga Escola de Economia Doméstica, uma instituição que, desde os seus primeiros passos, já demonstrava o compromisso com a educação de qualidade e com a formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios do mundo.

A bela trajetória da Escola Agrotécnica Federal de Sousa (EAFS) se somou à essa história, fortalecendo ainda mais a missão educadora dessa comunidade. Com a unificação dessas duas instituições e a integração ao Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), nasceu o IFPB Campus Sousa, uma nova e promissora instituição de ensino, ampliando as áreas de saberes e de formação, e assumindo novos e maiores desafios.

Apesar das mudanças e dos desafios que se apresentam ao longo do tempo, uma coisa permanece inalterada: a responsabilidade em possibilitar e facilitar o acesso a uma educação transformadora. O IFPB Campus Sousa continua a renovar sua missão, ampliando o leque de oportunidades e alimentando novos sonhos. Ele se dedica a formar profissionais competentes, éticos e comprometidos com o livre exercício da cidadania em sua plenitude.

Quantos destinos foram transformados pelo poder da educação oferecida por essa instituição? Desde a Escola Doméstica até o IFPB Campus Sousa, essa casa de ensino tem sido um farol de esperança e transformação para tantas famílias, não apenas no município de Sousa, mas também em várias regiões do Brasil. A partilha de saberes e experiências aqui cultivada deixam marcas indeléveis nas vidas dos alunos, servidores e ex-alunos como é o meu o meu caso e de inúmeras outras pessoas.

O impacto positivo dessa instituição vai além das salas de aula; ele reflete-se em fluxos de mudanças que geram profundas realizações e verdadeiras transformações nos âmbitos sociais, econômicos e culturais. A cada ano, mais e mais vidas são tocadas pela educação de qualidade oferecida pelo IFPB Campus Sousa. A educação pode transformar vidas!

A propósito, não apenas destino pessoais foram possibilitados e melhorados, por missão de justiça, devemos relembrar do processo de inovação que essa instituição de ensino tem contribuído, porque nessa troca de saberes e experiências foram promovidas e realizadas mudanças no processo tecnológico de produção e no comportamento em diversas áreas do conhecimento. Lembra da expressão: Porco da Agrotécnica? Pois bem, esse é um exemplo afirmativo das boas influências produzidas, que deixa o significativo legado de capacidade e resiliência, capaz de inovar em nosso processo tecnológico de produção e no fazer ciência. A internet da região também deu seus primeiros passos por aqui e o desenvolvimento da arte e processamento de alimentos também, entre tantas outras conquistas e tendências.

Parabenizamos a todos que fazem parte dessa história: servidores, ex-alunos e alunos. Através do trabalho árduo e da dedicação de cada um, o IFPB Campus Sousa se tornou um patrimônio sousense, despertando o orgulho e o senso de pertencimento em toda a comunidade. Que essa saga de construção continue a inspirar e a alcançar novos horizontes, sempre transformando sonhos em realidades e contribuindo para o bem-estar coletivo. Esta é a histórica tessitura na construção de propósitos!

Parabéns pelos 69 anos de uma trajetória educacional que é, sem dúvida, um exemplo de como o ensino pode transformar vidas e construir um futuro melhor para todos. Que a missão educadora do IFPB Campus Sousa continue a se expandir e a impactar positivamente a vida de muitas gerações.