LUCIANA DE ABREU 2007 - 160 ANOS!

*Nadir Silveira Dias

Luciana de Abreu foi órfã deixada na Roda dos Expostos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, nascida em 11 de julho de 1847.

Nunca se soube quem foram seus pais, tendo sido adotada pela família do guarda-livros Gaspar Ferreira Viana.

Desde os mais tenros anos mostrou interesse e gosto pelos estudos, formando-se na Escola Normal, logo sendo designada para lecionar na escola então existente nos fundos do Theatro São Pedro.

Foi a primeira mulher a assumir a Tribuna do Parthenon e também a primeira a se voltar contra os preconceitos que envolviam as mulheres.

Por isso mesmo é considerada precursora dos movimentos femininos.

Suas obras foram de oratória, de tribuna e todas relativas à Educação das mães de família e sua atuação na sociedade.

Como registra Benedito Saldanha, em seu livro A Mocidade do Parthenon Litterário (p.137), teve uma Preleção publicada na Revista n° 12 do Parthenon, de dezembro de 1873, e um Discurso publicado na Revista n° 6 do Parthenon, de junho de 1875, citando coletânea organizada por Dante de Laytano, em 1949, edição do Museu Júlio de Castilhos.

Teve vida breve e de grande valia. Aos 33 anos, expirou em 16 de junho de 1880.

Seus 160 anos estão sendo comemorados desde o início do ano com o lançamento do livro Luciana de Abreu e o Parthenon Litterário, de Benedito Saldanha, peça de teatro, saraus e perfórmances evocativas de sua significativa atuação.

* Escritor e Poeta – nadirsdias@yahoo.com.br

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 11/07/2007
Reeditado em 11/07/2007
Código do texto: T561214
Classificação de conteúdo: seguro