CENTENÁRIO DO 14-BIS: 23.10.1906-2006!

* Nadir Silveira Dias

Santos Dumont, inventor e aeronauta brasileiro realizou o primeiro vôo documentado da aviação perante a Comissão do Aeroclube da França em setembro de 1906 com o 14-Bis, com motor à explosão, tendo conseguido arrebatar o prêmio Taça Ernesto Archdeacon para o primeiro vôo controlado de mais de 25 metros de um aparelho mais-pesado-que-o-ar, em 23 DE OUTUBRO DE 1906, às 16h45min (hora da França), em percurso de 60 metros no ar.

Embora mundialmente famoso o 14-Bis, foi com o Demoiselle ou Libélula, delicado, pequeno e frágil avião em tudo similar ao atual asa delta (e o que mais se popularizou) que Santos Dumont realizou inúmeros vôos, entre 1907 e 1910.

É consagrado o patrono da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira com o título honorífico de Marechal-do-Ar.

Também foi membro da Academia Brasileira de Letras - A.B.L., eleito em 04.06.1931 como o segundo ocupante da Cadeira 38, na sucessão de Graça Aranha, mas não chegou a tomar posse. A Cadeira 38 tem como Patrono Tobias Barreto, Fundador Graça Aranha, sendo também ocupada por Santos Dumont (ainda que sem posse efetiva), Celso Vieira, Mauricio de Medeiros, José Américo de Almeida e José Sarney.

Em Porto Alegre, em 20 de julho de 2006, data dos 133 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, em parceria com o Comitê Executivo 14-Bis, o Memorial do Rio Grande do Sul abriu a Exposição “Centenário do 14-Bis” e lançou o Caderno de História: “Santos Dumont – 100 Anos que Passaram Voando”, de autoria do Capitão Osíris Gomes do Nascimento e da Professora Cláudia Musa Fay, às 18h30min.

O exemplar pode ser adquirido gratuitamente na abertura da exposição ou baixado através do saite www.memorial.rs.gov.br .

O mineiro Alberto Santos Dumont nasceu em Palmira – hoje Santos Dumont – Minas Gerais, em 20 de julho de 1873 e suicidou-se em 23 de julho de 1932, em Guarujá, SP.

* Escritor e Poeta – nadirsdias@yahoo.com.br

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 23/10/2006
Código do texto: T271450
Classificação de conteúdo: seguro