DIA MUNDIAL DO FOLCLORE – 160 ANOS!

* Nadir Silveira Dias

Para quem anda a procura da palavra certa não será, por certo, um desacerto também se escudar no folclore para ver se não é justamente aí que vai encontrar o elo e o eco remoto ancestral a aclarar o telurismo que tanto bem faz à saúde da gente, à saúde dos povos.

Até porque ele, o gosto pelo folk, mora em mim desde criança.

Ele sempre foi a minha ligação com o mundo, através de variadas manifestações musicais, isso apesar de não entender nada dos diversos idiomas alienígenas de onde vertem.

O termo foi criado pelo arqueólogo inglês Willian John Thoms, com o pseudônimo de Ambrose Merton, composta pelos termos folk e lore. A palavra foi aportuguesada para folclore, sendo folk com o significado de povo e lore com o significado de saber. Folclore é, pois, o saber do povo.

E foi no exato dia 22 de agosto de 1846 que a revista The Atheneun, em Londres, Inglaterra, publicou a proposta de Willian para a criação da palavra, no objetivo de designar "as antigüidades literárias, a literatura popular, os estudos dos usos, costumes, cerimônias, crenças, romances, refrões, superstições, etc.”, sendo depois institucionalizado como o “Dia Mundial do Folclore”.

Aqui no Brasil, em 1965, por decreto do então Presidente Humberto Castelo Branco, foi instituído o “DIA NACIONAL DO FOLCLORE” para "assegurar a mais ampla proteção às manifestações da criação popular não só estimulando sua investigação e estudo, como ainda defendendo a sobrevivência dos seus folguedos e artes, como elo valioso da continuidade tradicional brasileira".

Por isso, alegram-me as festividades que envolvam o saber comum, gráfico ou não, do povo que, não raro, é o que de mais autêntico existe para ser apreciado em termos de manifestação artística de qualquer agrupamento humano, de qualquer povo, de qualquer etnia!

Salve 22 DE AGOSTO, DIA MUNDIAL DO FOLCLORE!

Escritor e Poeta – nadirsdias@yahoo.com.br

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 22/08/2006
Código do texto: T222459
Classificação de conteúdo: seguro