BIBLIOTHECA RIO-GRANDENSE 2006 – 160 ANOS!

* Nadir Silveira Dias

Terminara há pouco mais de um ano a Revolução Farroupilha. Era hora de mudar de ares e refazer a vida, de tantas e tantas que foram ceifadas sem se possa ter ainda hoje a certeza ou não de sua validade, ao menos integralmente, na sua inteireza.

Com esse propósito, em 15 de agosto de 1846, João Barbosa Coelho, nascido na cidade do Porto, funda junto com outros 21 apreciadores das Letras, o Gabinete de Leitura de Rio Grande. Três décadas maias tarde, em 1878, em razão de ações do Barão de Vila Izabel, o Gabinete recebeu incentivos e passou a ter a denominação de Bibliotheca Rio-Grandense.

É a mais antiga instituição do gênero do Estado e bem demonstra – como bem sabemos – a vocação de pioneiros dos irmãos lusitanos.

A Bibliotheca Rio-Grandense está situada na marítima Rio Grande – A Noiva do Mar – fundada em 1737, a mesma que viu nascer Apolinário José Gomes – depois Apolinário José Gomes Porto Alegre – que só não participou da fundação do Gabinete de Leitura porque contava então com apenas dois anos – nascido que fora em 1844.

Este rio-grandino, depois porto-alegrense por adoção (a ponto de acrescer ao seu nome o nome da cidade que amou), é o mesmo que em 18 de junho 1868 – levando para Presidente de Honra o renomado médico José Antonio do Valle Caldre e Fião, autor do segundo romance brasileiro (“A Divina Pastora”, 1847, e depois “O Corsário”, 1851), funda a Sociedade Partenon Literário, que em 1872 deu nome ao Bairro Partenon – hoje com mais de sessenta mil habitantes, quase duas vezes a população da então Capital da Província.

Uma curiosidade é verificar o que aconteceu em igual semana – há cem anos, sem ter que ir até lá: Pode acompanhar pelo Portal da Bibliotheca Rio-Grandense.

Parabéns a essa excelente instituição que – como a maioria de suas congêneres que trabalham com a cultura – e apesar de habitualmente enfrentar as dificuldades de custeio, mantém-se de portas abertas prestando um trabalho de grande envergadura para a comunidade rio-grandina, a comunidade papareia, e a comunidade sul-rio-grandense!

Parabéns pelos 160 anos – em 15 de agosto de 2006 - Bibliotheca Rio-Grandense! Outros tantos sejam muito bem-vindos!

Confira no saite http://www.bibliotecariograndense.com.br. E seja bem-vindo ao Portal da Bibliotheca Rio-Grandense!

* Escritor e Poeta – nadirsdias@yahoo.com.br

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 15/08/2006
Reeditado em 15/08/2006
Código do texto: T216693
Classificação de conteúdo: seguro