"ANIVERSÁRIO" DA CIRURGIA DA VESÍCULA BILIAR

Em 16 de Março de 2009 fui submetido – de surprêsa – à colicistectomia a céu aberto, ou seja, não foi aquela cirurgia de furinhos, moderna, de recuperação rápida.

Tudo começou dois anos antes com dores difusas que o velho e “bom especialista” carinhosamente dizia – são gazes meu filho, são gazes. Eu acreditei e tomei bastante dimeticona. Evitei feijões, grãos, tudo o que tinha película; o leite porque contém lactose.

As crises vinham, duravam hora, hora e meia e passavam. Tive meia dúzia desses episódios até que quatro dias antes da cirurgia- após exagerar no almoço - voltando da praia, com minha esposa e dois filhos, sorrateiramente a dor veio chegando, foi progredindo, eu dirigindo e heroicamente não passando o volante a ninguém. Deu para imaginar como seria a dor de um enfarto. Conseguí chegar perto de casa. Parei, um filho comprou analgésicos, anti espasmódicos e ali, na avenida mesmo, comecei a me auto medicar(um erro). Não agüentei, de casa fui levado para o hospital do convênio e aí a pergunta clássica da doutora de plantão : onde dói? Fui pro soro, analgésicos e senti um certo alívio. Voltei pra casa e a dor foi voltando junto. Trabalhei segunda, terça, quarta e quinta cedo voltei ao hospital. Novamente soro, analgésicos mas agora um exame de sangue – opa! – estava com infecção. No final da tarde uma ultrassonografia e então a descoberta – pedras na vesícula em profusão. Não eram gazes! Ah! Aquele experiente doutor estava passando longe do problema havia um pouco mais de dois anos.

Febril, com aquela “pedreira” na vesícula, cirurgia urgente. Uma “avenida” aberta em diagonal no abdômen. Seqüelas: alguns nervos seccionados e uma dormência abaixo dos pontos até hoje e parece que para sempre. Ainda bem que não foi cirurgia de próstata, poderia me complicar!

Meu filho, o Fê, atuante na área médica, foi exemplar enfermeiro e não tive problemas com os pontos, graças a Deus!

Devagar e com jeito duas semanas depois já estava brincando com minha companheira. Quatro meses depois passei da caminhada para corridas moderadas, com seis meses voltei a nadar e até este momento participei de duas corridas de 10 Km e fui bem. Está bom! 54 anos.

Então, já já vou comemorar esse primeiro “aniversário”, agradecendo a Deus por tudo o que aprendi a partir do acontecido.

Algumas constatações:

1) VIVER é um MILAGRE. Agradeço todo dia.

2) É bom sentir na situação limite - pré cirúrgica- PAZ. Percebi ter sido até ali, um bom filho do PAI.

3) Ter amigos, de sangue ou do coração é confortador. É especial. ESPIRITUAL.

4) O alimento é a FÉ.

Por ultimo, sem “gazes” e sem retoques no texto, o que disse Gandhi :

O AMOR É A FORÇA MAIS ABSTRATA E PODEROSA DO MUNDO.

Um abraço a todos os meus amigos, os conhecidos pessoalmente e os virtuais.

Estamos juntos e misturados na mesma ENERGIA.

EDSON LEITE