O aniversário do meu MELHOR AMIGO

E
squecer o dia do aniversário do namorado, da esposa, dos filhos é falha considerada grave, e em alguns casos as famosas desculpas do tipo: “eu pensava que era no próximo mês...” não colam. Elas deixam a situação pior ainda.


Se, por outro lado, parentes são pessoas claramente definidas, a figura do amigo precisa ser avaliada com maior cautela. Não são tantos aqueles que preenchem tal qualificação, pois é difícil ter amigos verdadeiros, e quando eles surgem, podem ser mais chegados que nossos próprios irmãos (Pv 18:24).


Todos nós já tivemos experiências marcantes com amigos que, na hora “h”, nos ajudaram, nos acolheram ou simplesmente estavam lá, para ouvir a mesma história pela décima vez.


Se formos relacionar – um a um – os amigos autênticos e de valor indiscutível, esteja certo que a pessoa a encabeçar a lista teria de ser Jesus Cristo, e isso com base em uma definição do próprio Mestre:


Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a própria vida pelos seus amigos. (João 15:13).


O Natal marca o momento em que o Filho de Deus se fez carne e habitou entre nós (João 1:1-14), mas o ponto final de tal realidade espiritual surge no fato de que Ele deu a vida por nós (Efésios 5:2). Mas será que você está lembrando este aniversário?


A resposta, praticamente automática, seria: “É claro que sim, já enfeitei minha casa, montei a árvores de Natal, comprei presentes para os meus familiares e planejo uma ótima ceia.”


Está muito bem. Mas será que estas atitudes são aquelas esperadas por Jesus, ou elas se destinam muito mais à nossa própria satisfação e não ao Filho de Deus ?


Ora, Jesus agora – agorinha - não está fisicamentee na Terra, e qualquer um poderia dizer: “Como presentear quem não está aqui?”, e, de fato, a pergunta não parece absurda, já que não poderíamos lhe entregar ouro, incenso ou mirra, como fizeram os magos do Oriente (Mateus 2:1-12).


Para a nossa felicidade, Jesus não espera dádivas materiais, mas sim que respeitemos seus ensinamentos, creiamos Nele, e o adoremos.


E se ele não está aqui fisicamente, você pode agradá-Lo se dirigindo a cada um de seus pequeninos, que hoje precisam de auxílio.


E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. (Mateus 25:40).

A amizade extraordinária de Jesus por nós somente pode ser retribuída com a nossa amizade por Ele, e suas palavras nos ensinam o como:


Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. (João 15:14).


www.pastorelcio.com