Imagem: foto feita por mim, do parque lindo e verdejante aqui sob meu prédio.
Brasília e o bem-te-vi
Brasília é verde quase sempre. Agora no seu mês de aniversário, ela está quase “Mangueira”, verde e rosa, por causa das paineiras barrigudas. É um espetáculo maravilhoso.
Além do espetáculo das árvores floridas, os pássaros, expulsos das matas que já não existem, encontram refúgio aqui no Plano Piloto. Eles nos proporcionam verdadeiras sinfonias, pelas manhãs.
Este bem-te-vi aí da foto, folgadamente pousado na lixeirinha, não se incomodou como minha presença e até fez pose para minha digital.
Ele até ficou contente e respondeu ao canto de outro Bem-te-vi, que do alto duma paneira barriguda dizia:
_”bem-te-vi fazendo charme pra moradora aí do prédio”!
Ao que o Bem-te-vi da foto respondeu:
_Como não fazer charme? Esta senhora ama Brasília, a cidade que acolhe os passarinhos, a cidade onde nasceu seu Filho, Raulito, o Diretor de Imagem da TV Justiça, o DJ, professor de caratê, etc... Esqueceu que estamos na Capital do Brasil? Esqueceu que pela Esplanada dos Ministérios, já invadida pelos Quero-Queros, nós do MPSF, vamos reivindicar nossos direitos junto ao IBAMA?
Aturdida eu ouvia diálogo e não acreditava:
_ MPSF? O que é? – Perguntei:
_Sim. Movimento dos Passarinhos sem Floresta...
O Bem-te-vi que estava na paneira deu um grito e disse:
_Filhinho! Quase esqueci, devo distribuir uns folhetos aos participantes da passeata, até já! Encontre-me lá na Esplanada. Vamos aproveitar que os humanos estarão lá para a festa dos 49 anos da cidade.
E assim terminou a história. Os passarinhos politizados voaram rumo a Esplanada dos Ministérios e eu fiquei só. Na câmera, a imagem do Bem-te-vi pousado na lixeirinha.
Parabéns Brasília, capital dos pássaros, capital do meu filho, capital de todos os brasileiros.
Como cheguei aqui criança, faço-me criança para ti, neste 21 de abril.
Hull de La Fuente