CRISTALIZA-SE UMA ESTRELA! PARABÉNS!
* Nadir Silveira Dias
Para Victória e seus 10 anos!
Acabei de ler “Poesia e Arte de Victória”, de Victória Falavigna, esta pequena grande artista, da poética, da palavra e das artes plásticas. Eu recebi este livro das mãos da Victória no dia treze de outubro (13.10.2008) e embora diga ‘acabei de ler’, na verdade, demorei-me uns dias depois da leitura e da análise porque queria ficar um pouco mais com a obra ‘um pouco mais só para mim’, antes de dizer para os outros algo sobre ela.
E a primeira pessoa a quem quero dirigir a minha palavra é para a própria novel poetisa. Para a Victória com carinho do Nadir: Parabéns linda poetisa, linda e competente autora, linda artista plástica. Teu valor está patenteado nesta tua primeira obra individual!
E para mim, que tive a grata alegria de editá-la ainda com seis anos, torna-se ainda maior a alegria de vê-la agora, com apenas nove anos, editada em obra individual com as poesias e desenhos de seus tenros seis e sete anos.
Emoção, sim, afeto, sim, carinho, amor, sim, e respeito por esta artista que nasceu com o fulgor das fadas. Viva a Luz! (Poesia é Luz!)!
E a maior vertente dessa afirmativa está contida num verso soberbo. Ele, apenas ele, já seria suficiente para demonstrar o valor maior desta pequena amada por todos Victória:
“O meu coração
é uma linda canção antiga.”, como contido no poema ‘Viver é Lindo!’, na página 34.
E se assim diz é porque sabe! Sejas sempre plena, Victória!
De ‘Miradouros’, obra coletiva, com participação de uma página com dois poemas juntamente com autores consagrados e iniciantes, para esta sua primeira obra individual, Victória demonstra criação e empenho na arte de poetizar e expressar graficamente a sua arte plástica. E conta, felizmente, com o apoio da avó Ilda Maria Costa Brasil, desde quando ainda não alfabetizada (para não “fugir a poesia”), com o incentivo dos pais e demais familiares.
E estão reproduzidos em “Poesia e Arte de Victória”, na primeira orelha ‘Quem sou?’ e ‘A Menininha!’ na página 44, ambos contidos também na página 84 de “Miradouros”, ISBN 85-89401-38-3, Porto Alegre, Nadir Silveira Dias Editor, 2005.
Na firmeza das formas, nas cores vibrantes, na poética ou nas palavras, Victória está muito bem direcionada. Prossiga, Victória, com dedicação, empenho e a meiguice própria do ser adorável que és!
Estão todos de parabéns. Muito êxito, Victória!!! Sempre!!!
Em Porto Alegre, RS, Brasil, 21 de outubro de 2008, 01h31
E repito: Se assim diz é porque sabe!
E se sabe, - Cristaliza-se uma estrela!
Feliz 10 anos! Parabéns!
Feliz Aniversário, Victória!
Em 28 de novembro de 2008
Com Poesia, Literatura e Artes Plásticas!
* Escritor e Poeta – nadirsdias@yahoo.com.br