"O amor não é amado"!

Que mais bela frase, uma verdade profunda é esta, o Amor não é amado, não me refiro ao amor sentimento, mas o amor enquanto pessoa viva, presente, o Amor não é uma ideia, uma ideologia, um livro, uma história, um sentimento, mas o Amor é uma pessoa, Jesus Cristo vivo e presente entre nós, porém esse Amor não é amado com bem nos disse São Francisco de Assis. Porque a humanidade não consegue corresponder a esse Amor?

Precisamos tantas vezes parar para refletir sobre está pergunta, a humanidade criação amorosa de Deus, criada a partir do Amor como lemos no livro do gênesis, façamos a humanidade a nossa imagem e semelhança, criada pelo Amor e para amar não consegue corresponder ao Amor de Deus. Se olharmos para a primeira criação entendemos que o pecado foi a causa da ruptura dessa relação de Amor que havia entre Deus e o homem, o pecado desconfigura o Amor, o que antes era belo, puro, agradável, o amor que se fazia presença é desconfigurado por um amor humano que é dominador, impuro, carnal, egoísta.

O ser humano perde a capacidade de amar, quando enxerga o outro, seu semelhante, não mais como obra prima e sim como objeto de dominação, não está mais interessado em corresponder, mas em exigir, o amor deixa de ser doação e passa a ser imposição.

Se observarmos a nossa geração atual podemos constatar esses sinais visíveis, que a primeira humanidade havia experimentado após a ruptura com o Amor divino. Não sabemos mais corresponder ao amor que foi infundido em nós na criação, porque o ser humano tem se voltado apenas para si. Adão pensa em si e para não se comprometer joga a culpa em Eva, ela também para não se comprometer e pensando em si mesma, joga a culpa na serpente, a humanidade perdeu a graça do Amor divino, puro, ofertado e se torna apenas um amor humano carnal, preocupado consigo mesmo.

A nossa geração da selfie que nos prova isso, sempre um olhar voltado para si a todo tempo, a geração onde não mais paramos para olhar o outro, importar-se com o outro, não mais um amor capaz de sair de si, mas pelo contrário, cada dia mais um amor voltado apenas para si, por isso a humanidade tem experimentado o vazio existencial. Só o amor divino preenche em sua totalidade, somente o Amor que foi capaz de dar a sua vida pode nos ensinar sobre amar, porque não foi omisso pensando apenas em si, mas em toda a humanidade. Ainda assim esse amor doação, amor capaz de entregar a vida, esse amor não é amado.

Jesus não é amado, mesmo tendo entregue sua vida para nos ensinar a amar, para reconstruir o amor divino da primeira criação, o Amor não é amado e não é por falta de merecimento porque ele tem todo o merecimento, porque foi capaz de dar-se todo e inteiramente, mas não é amado porque o ser humano está preocupado sempre consigo mesmo, o amor dos nossos tempos é o Amor próprio e enquanto o amor carnal for nosso ideal, nunca iremos conseguir amar nada e ninguém, somente o amor divino preenche e nos dá a capacidade de amar, porque fomos criados no amor, pelo amor e para amar e se não experimentarmos viver esse amor divino é impossível amar alguma coisa.

Ingrid Nascimento
Enviado por Ingrid Nascimento em 15/03/2025
Reeditado em 06/05/2025
Código do texto: T8286001
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.