O amor um enigma a ser revelado

Não se entende amor em palavras, sejam elas ditas, ou escritas. Por mais belas e verdadeiras que tais palavras sejam, são apenas textos que contém beleza poética.

Escritos ou discursos poéticos, provocam emoções, porque poesias e mensagens são ideias do intelecto e rasas, por mais profundas que sejam, porque simplesmente arranham os sentimentos no coração.

O amor não se pode demonstrar através da inspiração de uma canção, por mais que o cantor seja um intérprete maravilhoso ; o cantor apenas exerce o dom de ser intérprete pela beleza de sua voz.

O orador, por mais bela voz que possua, sua interpretação através da oratória, nas muitas vezes é retórica e técnica , mesmo que sejam palavras inspiradoras, apenas anunciam o amor.

O Amor não se interpreta numa tela pintada, pela harmonia das cores, apenas transmitem e dão o significado dos traços e mostram o talento do pintor. A única coisa que resta, é admirar a pintura pela capacidade do artista, nos valores das cores que ele apresenta.

Mesmo num gesto extremo, mesmo que entregue o corpo para ser queimado, ou crucificado, se não tiver amor, nada disso teria sentido.

O amor é mais que um sentimento que a razão desconhece.

O amor confunde a inteligência dos sábios; o amor é incógnita para a ciência, porque cientistas o definem como ações de bondade, sem compreender a essência.

O único homem na terra que conseguiu definir o amor em gestos e atitudes indicou o caminho do verdadeiro amor, muito além da vida, foi Jesus.

Muitos se impressionaram com sua voz e palavras, porque eram verdadeiras, e muitos disseram:

“ nunca ninguém falou como esse homem!"...

E alguns tendo o conhecido pessoalmente, mesmo assim o deixaram e o abandonaram diante de seus inquisidores; mesmo sabendo que ele era inocente diante das acusações que o levaram a morte.

As palavras que Jesus pronunciou se perderam no momento em que ecoadas nas planícies e vales da palestina.

O único texto que Jesus escreveu foi com o dedo riscando a terra diante de uma mulher, sobre forte acusação de adultério.

Mesmo assim, o pó da terra apagou seus rabiscos.

O que sabemos de suas palavras ditas, foram escritas pelos evangelistas. Mesmo assim, cópias de outras cópias, pois, os originais se perderam no corredor do tempo e espaço.

A cor que marcou a tela de sua existência terrena, apresentou a essência de sua missão foi o vermelho derramado num tosco tronco de uma árvore em forma de cruz,

no cenário escuro do monte Calvário, desenhado e pintado pelas pinceladas do hissôpo de vinagre em sua boca, e a lança romana, utilizada como o pincel e os pregos cravados em suas mãos e pés; mesmo assim, ninguém ao ver isso, pode sentir o amor que ele sentiu.

Bem, por mais que tente, não vou conseguir definir o que é o amor.

Ele me ensinou que jamais vou sentir o amor como um sentimento, porque sentimentos arranham a superfície do coração.

Não vou tentar definir o amor através desse texto, porque palavras são verdades escritas, às vezes nem isso, apenas revelam através das letras, as sombras dos gestos de bondade.

Misterioso Amor! é impossível descrever através dos sentidos porque os olhos não conseguem ver o que ainda não penetrou no coração.

Não se consegue experimentá-los através de canções porque sons da voz e de instrumentos produzem a harmonia de uma orquestra, nunca a essência da alma de quem usa o instrumento.

A beleza dos sons que ouvimos, apenas nos faz refletir sobre o Amor. Não posso conhecê-lo com o tato de minhas mãos e nem sentir o gosto de sua doçura.

Os sentidos físicos, apenas contribuem para aumentar o desejo de conhecer o misterioso Amor.

Uma coisa podemos saber! Devemos tentar não nos ofender com gestos agressivos. Perdoar, e superar a dor, sem olhar com desprezo e ira para aqueles que porventura nos agridem com palavras ou gestos.

Podemos sim, ouvir a voz do silêncio diante dos ruídos mais agressivos e perturbadores, e mesmo assim, ignorar o gosto amargo das injustiças, e aprender a cultivar a paciência diante dessas insanidades.

Assim , podemos dar um passo importante para aprendermos a ter humildade e a mansidão diante agressões verbais e fisicas.

Então iremos atender ao convite do Cristo de conhecer o amor misterioso de Deus, quando Ele penetrar no profundo dos nossos corações.

Mesmo assim nossos sentidos periféricos estarão impossibilitados de sentir o Amor.

Porém, quando abrirmos o coração a ponto de permitir que Ele, o Amor penetre, como a lança romana penetrou Nele, Ele vai penetrar profundo para matar o velho egoísmo que em nós habita, e assim seremos uma nova criação Nele.

Só conheceremos o Amor Dele em nós, não por aquilo que somos, ou sentimos, mas por aquilo que Ele foi É e será para sempre em nós, se o deixarmos entrar pela porta de nosso coração.

Então saberemos como o Amor é. Enquanto isso, devemos servir o Amor, para que um belo dia nossos olhos o vejam como Ele É.

Só assim compreenderemos a largura, o comprimento e a profundidade do Amor Dele por nós.

Mas, enquanto isso, imitemos a Jesus na sua forma de amar através do serviço, e apenas dizer, sou servo, e nada mais. Sua vida em minha vida, nos revelará um dia o misterioso Amor que nos será revelado em pequenas doses de serviço ao próximo.

Pedro Luiz Almeida