Maternagem

*Maternagem*

A vida do indivíduo só prossegue quando lhe é fornecido um ambiente seguro. Há pessoas que assumem a posição de continente, funcionando como suporte para os novos seres que nascem e se deparam com o primeiro trauma da vida: romper com a estabilidade uterina. Esses acolhedores, que por meio de um processo identificatório, se colocam como presença constante e indispensável, fornecem desde um colo (holding) seguro e afável, perpassando pelo manuseamento (handling) necessário no suprimento de necessidades cujo bebê não consegue fazer por si só, até fornecer às palavras necessárias para a formação da criança em Sujeito. Mais ainda, mesmo depois de seus pequenos atingirem um certo grau de autonomia, eles se colocam alí, como porto seguro, que em letras garrafais deixam claro a seguinte mensagem: " Ancoradouro sem prazo de validade". Assim, com todas essas funções e atividades, é a maternagem. Mulheres e Homens assumem esse papel e exercem tal função. À essas pessoas foi elegido um dia para legitimar esse papel indispensável para que a vida prossiga, pois sem tais cuidados o que há é uma sentença de morte física e simbólica. Feliz dia dos maternos, dos acolhedores por excelência.

Alguns créditos e referências: os termos Holding e Handling referem-se a dois processos descritos pelo psicanalista Winnicott. E a noção da palavra como formador do sujeito da teoria lacaniana.

Abraão Rodrigues
Enviado por Abraão Rodrigues em 10/05/2020
Reeditado em 11/05/2020
Código do texto: T6943454
Classificação de conteúdo: seguro