Rita Pavone: um libelo contra as drogas

Em 1984 Rita Pavone, que já então, além de cantora e atriz, também já era compositora, lançou na Itália seu grande brado "Daniele", uma extraordinária canção que denunciava as drogas, que destroem a sociedade e golpeiam gravemente, inclusive, o meio artístico.
Baseada em fatos reais, a letra conta a história de um jovem, Daniele, sua queda no vício, seu drama no hospital. Rita interpreta com sua habitual desenvoltura, eletrizando a plateia, e sua mensagem é tão forte e taxativa que ela chega a fazer os gestos de cheirar cocaína e espetar a agulha com a droga.
Rita também lança uma acusação aos pais por negligenciarem a criação e formação de sua prole. O poderoso refrão do número diz "filastrocca di non cantare ai bambini quando vanno a dormire", que se pode traduzir: "confusão (ou aranzel) de não se cantar às crianças quando vão dormir". A canção de ninar, no caso, simboliza todo o carinho e atenção que pai e mãe devem dar (ou deveriam) aos filhos.

Esta canção em nada perdeu de sua atualidade. Cliquem abaixo para assistir a majestosa apresentação de Rita Pavone interpretando "Daniele":


https://www.youtube.com/watch?v=aOW6C835-o4